Anualmente, antes do mês de maio, o Sindicato dos Urbanitários do Pará – Stiupa –  e uma comissão de negociação da Cosanpa sentam à mesma mesa para negociar a renovação e aperfeiçoamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). É neste acordo que constam muitos benefícios a que têm direito os empregados e empregadas da Cosanpa, tais como tíquete-alimentação, jornada de trabalho, auxílio-educação, férias, décimo-terceiro salário, adicional de férias, etc.

A data-base (momento de negociação da renovação do ACT) é formada por várias etapas. Nesta terça-feira, 29 de janeiro, vamos distribuir um questionário onde você vai apontar quais as cláusulas do acordo você quer que seja modificada/aperfeiçoada, quais você deseja que permaneça do jeito que está e propor cláusulas novas, direitos que você gostaria de ter mas que ainda não estão previstos no ACT.

Você terá até o dia 1 de fevereiro (sexta-feira) para devolver o questionário preenchido ao Sindicato. Sua resposta fará parte da Pauta de Negociações a ser enviada à empresa para servir de base à negociação da data-base, que resultará no acordo coletivo 2019/2021.

Para tratar melhor desse assunto, o Sindicato realizará assembleias nos locais de trabalho, aquelas reuniões que denominamos Banho de Sol. Teremos banhos de sol na Pedreira, Benguí, Jurunas, Cidade Nova, São Brás, Marambaia, Utinga, Bolonha e nas regionais. (fonte: Stiupa)

Urbanitários na resistência: contra à privatização do setor elétrico e do saneamento.
ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!