Dia importante na nossa luta em defesa do Saneamento: STIU-MA reúne com Dep. Estadual Duarte Jr. e realiza audiência com o Secretário Estadual das Cidades Márcio Jerry

O Sindicato dos Urbanitários – STIU/MA participou nesta segunda-feira, 08/11, de reunião com o deputado estadual Duarte Júnior para tratar do Projeto de Lei Complementar 008/21 – Sobre Regionalização do Saneamento, que tramita na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Na ocasião, os representantes do STIU-MA Fernando Pereira e Vâner Almeida, acompanhados pelo advogado Guilherme Zaggalo, assessor jurídico do Sindicato, apresentaram ao deputado o posicionamento dos trabalhadores acerca do PLC, tratando dos pontos centrais que preocupam a categoria: a defesa do saneamento público e a defesa dos empregos dos trabalhadores do setor.

O deputado Duarte Jr. mostrou-se bastante receptivo à argumentação do Sindicato, tanto que, ainda nesta Segunda no final do dia, o parlamentar já apresentou proposta de Substitutivo, onde acolhe as sugestões do STIU-MA.

A Segunda também foi dia de reunir com a Secretaria Estadual das Cidades para tratar do mesmo assunto. A primeira reunião aconteceu na Secid, no início da tarde, com secretário-adjunto e assessor. Em seguida, o próprio Secretário Márcio Jerry ligou para o presidente do STIU-MA propondo uma nova reunião na sede do Sindicato.

Participaram da audiência o Secretário das Cidades Márcio Jerry, representando o Governo do Estado, acompanhado de assessores; os dirigentes sindicais Vâner, Rodolfo, Nivaldo, Aline, Braga, Zé do Carmo e Claudilson; e Suely Gonçalves, representante do STIU-MA no Comitê Estadual que elaborou o Projeto de Regionalização do Saneamento no Maranhão.

Na audiência, além de discutir a tramitação do PLC 008/21 e os pontos que preocupam os trabalhadores e trabalhadoras, tratou-se também da preocupação mais ampla com a política estadual de saneamento e o papel da Secid.

O resultado também foi muito positivo. Ficou prevista uma reunião para aprofundar a discussão acerca do PLC com representação da Secid, Comissão de Meio Ambiente da Alema e Sindicato dos Urbanitários. O Secretário ficou de discutir, no âmbito do Governo, a adequação da estrutura da Secid para acompanhar e responder melhor às pautas referentes à Política Estadual de Saneamento.

O Secretário Márcio Jerry também se comprometeu a acompanhar algumas das próximas audiências públicas sobre Regionalização.

Fonte: Ascom STIUMA