O SINDÁGUA e os trabalhadores mobilizados realizaram movimento histórico quando o Governo do Estado decidiu criar três subsidiárias da Copasa, tirando a responsabilidade da empresa pelos serviços de saneamento em áreas mais pobres de Minas. Mostramos que aquele seria o caminho do sucateamento da empresa e o abandono de populações em baixos Índice de Desenvolvimento Humano, priorizando o lucro da Copasa, em detrimento dos mais necessitados por um serviço essencial para a vida.

Rapidamente, nossa luta mostrou o acerto da trágica previsão. As “Águas Minerais” e o “projeto Jaíba” foram à bancarrota e agora vai também “para o brejo” toda a estrutura da Copasa que foi entregue às condições precaríssimas e desumanas da Copanor.

Trabalhadores com salários miseráveis, sem assistência de benefícios sociais que têm os companheiros da Copasa, colocando em risco a qualidade dos serviços prestados à população, tudo milimetricamente pensado para o “entreguismo” gradativo à ganância do setor privado pelo lucro.

Por isto, os trabalhadores da Copanor estão em greve, na luta pela sobrevivência de suas famílias e pela manutenção da responsabilidade do Estado com os serviços de saneamento para as regiões mais empobrecidas de Minas Gerais.

O SINDÁGUA busca a solidariedade de todos os companheiros na Copasa para socorrermos as necessidades básicas destes companheiros em greve, para que sustentem esta que é uma luta de todos nós.

O Sindicato abriu uma conta “bancária” específica para angariar recursos para estes companheiros e somarmos força nesta luta que honra nosso espírito de solidariedade e empenho pelas condições sociais dos trabalhadores da Copanor.