A FNU/CNU parabeniza o Sindiágua-PB por mais um ano de luta

Neste 13 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba – Sindiágua-PB – comemora 40 anos de atuação em defesa da categoria.
Durante sua trajetória, a entidade sempre esteve a serviço dos CAGEPIANOS, do movimento sindical paraibano e brasileiro e da luta nacional em defesa do Saneamento Ambiental.
Sendo assim, participou ativamente da construção do FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água -, tendo liderado, inclusive, a formação de comitês locais na Paraíba.
Por toda essa história marcada por muita luta e resistência, que tanto orgulha os urbanitários e urbanitárias, parabenizamos a diretoria e todos os associados do Sindiágua-PB neste aniversário de 40 anos de fundação do Sindicato!


LEIA O TEXTO PUBLICADO PELO SINDIÁGUA-PB EM SEU SITE

O Sindiágua-PB está há 40 (Quarenta) anos a serviço dos CAGEPIANOS, do movimento sindical Paraibano e Brasileiro, como também, esteve e estará engajado na luta nacional em defesa do Saneamento Ambiental.

Fundado em 13 de Abril de 1978, tendo sua origem na Associação denominada de ATAEP, por sinal de abrangência estadual na época, surge o STIPDASE/PB, hoje, de acordo com a vontade dos Trabalhadores e Trabalhadoras em assembleia,SINDIÁGUA-PB.

Três anos depois, através de assembleia, foi votado pela primeira vez a GREVE da categoria, o que levou ao melhor acordo coletivo do início dos anos 80; outro fato relevante foi um debate externo, tendo como palestrante o Dr. Walter Barelli, o então presidente nacional do DIEESE, onde foram abordados os temas sobre a inflação galopante, bem como, a maior política de arrocho salanal do período ditatora. Ministro Delfim Neto. Em seguida, foi introduzida na organizaçao sindical do sindicato a figura do delegado de base e num ato historico do sindicalismo paraibano, foi fundada a Escola Sindical doSTIPDASE/PB. Ainda no mesmo período, outro momento rico da entidade foi a votação e aprovação por expressiva participação de toda a categoria que se concretizou a ampliação da nossa Base Territorial para Estadual.

Hoje, contamos com sedes próprias nos municípios de João Pessoa, Guarabira, Patos, Sousa e um terreno na cidade de Cajazeiras, bem como um imóvel alugado, onde funciona a sede regional da Borborema em Campina grande, além disso, temos direções regionais e delegados de base constituídos e representamos um contingente de mais de três mil e cem trabalhadores. Somos uma entidade sindical estadual no setor de saneamento, ratificado no dia 31 de janeiro de 2014 através de uma assembleia geral amplamente divulgada com representação dos trabalhadores da CAGEPA de todo o Estado.

O ano de 2018 marcará a gestão do Sindiágua-PB, pois somos representante da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA) e organizador Local do FAMA – Paraíba (Fórum Alternativo Mundial da Água) que entre 17 a 19 de março de 2018 em Brasília, participou com uma delegação de 17 dirigentes sindicais, do maior evento mundial sobre a água organizado por 37 entidades ligadas aos povos e comunidades tradicionais, indígenas, camponeses, mulheres, religiosos, Movimentos Sindicais e Ambientais, ONGS, bem como, comitês criados nos Estados para o fórum. Ao longo dos 6 dias mais de 7 mil pessoas passaram pelo evento. Estiveram presentes mais de 170 representantes internacionais vindos de 5 Continentes.

Principais conquistas:

1 – O Plano de Cargos e Salários que após muitos anos de lutas foi finalmente elaborado, aprovado pelos trabalhadores e registrado em 1991 no Ministério do Trabalho.

2 – Melhora nos pisos das faixas salariais FS1, FS2, FS3 e FS4 – período 2010-2012.

3 – Anuênio – conquista considerada de alta relevância para a manutenção do nível econômico dos trabalhadores da CAGEPA.

4 – Tíquete Alimentação.

5 – Auxílio Creche.

6 – Auxílio Educação.

7 – Licença Prêmio.

8 – Auxílio Transporte.

9 – Plano de Saúde.

10 – Direito de Defesa (antes de qualquer tipo de punição).