No limite, não está descartada a possibilidade de convencer os senadores a deixar o texto caducar – o que impediria a capitalização da estatal

O setor elétrico decidiu se mobilizar para tentar reduzir o estrago que os “jabutis” da medida provisória da Eletrobras (ELET3;ELET6)  poderão causar sobre os investimentos em energia nos próximos anos.

Em troca da aprovação da proposta na Câmara, governo e mercado fecharam os olhos para os custos que os parlamentares embutiram para a conta de luz dos consumidores, que incluem termoelétricas em locais onde não há reservas ou gasodutos, contratação obrigatória de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) nos leilões e renovação de contratos de energia velha a preços superiores ao de usinas novas.

Agora, associações e especialistas da área de energia e gás trabalham para retomar o texto original enviado pelo Executivo no Senado. No limite, não está descartada a possibilidade de convencer os senadores a deixar o texto caducar – o que impediria a capitalização da estatal, que não pode ocorrer sem aval do Legislativo.