A CUT está realizando de 27 A 31 de maio, em Belo Horizonte, a sua Conferência Nacional de Formação. Entre os 500 delegados e delegadas presentes esta a Secretaria da Juventude da FNU, Renata Valim, que participou na tarde do dia 29, juntamente com a Secretária de Nacional de Juventude da CUT, Cristiana Gomes, da mesa: defesa dos direitos, da democracia, do socialismo e a questão geracional (juventude).

Durante o debate a Secretária da Juventude reafirmou a importância de se identificar as pautas da juventude e assim dialogar com esses jovens para trazê-los para dentro do movimento sindical, um dos principais desafios das entidades. Pois infelizmente, em nossa sociedade os conceitos neoliberais ainda predominam tornado natural uma cultura do individualismo nesta geração de trabalhadores.

Segundo Renata Valim, as pautas da juventude devem ser verticais dentro do movimento sindical, estar em todas as pastas como forma de atrair esses trabalhadores e trabalhadoras para as lutas do dia a dia, bem como, de uma pauta mais ampla, como a retirada de direitos através da reforma trabalhista e previdenciária.

Após o golpe jurídico e parlamentar de 2016 cresceu enormemente o número de jovens chamados de “Nem – Nem” – Nem trabalham e nem estudam, uma parcela da população criminalizada pela mídia, pela sociedade e excluídos pelo sistema. Em sua maioria são mulheres, negras e já mães.

Outra pauta debatida na mesa tratou da questão das práticas pedagógicas do Levante Popular da Juventude. Foi anunciado na oportunidade que em julho será inaugurada, em SP, a escola de Formação da juventude. Um espaço de grande relevância para debates e formação, que precisa ser usado pelos jovens urbanitários para ganhar mais conhecimento.