Uma nova Lei (168/2021), aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba e sancionada pelo Governador João Azevêdo em 22/02/2021, criando as Microrregiões de Saneamento no Estado, possibilita que os serviços de água e esgotos, hoje operado pela Cagepa, possa ter seus serviços cedidos à iniciativa privada.

Não temos dúvidas que a aprovação da Lei Federal 14.026/2020, abre um grande processo de privatizações dos serviços de saneamento, obviamente, a partir da realização dos leilões ou licitações de tais serviços públicos, tal evento, poderá definir um novo tempo na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba e para o povo paraibano.

Perguntas que afligem a categoria e que até agora não foram respondidas:

Qual será o destino da nossa categoria? Quantos serão demitidos dentro nesse novo modelo de gestão, quantos serão absolvidos pelo novo modelo privado e quantos poderão ser transferidos para outros órgãos públicos do governo do Estado ?

Vivemos tempos sombrios e estaremos atentos, vigilantes, na defesa da Cagepa pública e aos direitos dos trabalhadores. Custe o que custar.

Fonte: Ascom STIUPB