A Prefeitura de Porto Velho trabalha firme na elaboração de um projeto de Parceria Público Privado (PPP) para garantir água tratada e esgoto sanitário a toda população da cidade. “A PPP de saneamento de água e esgoto, que tanto falei durante a campanha, ela está de pé”, garante o prefeito Hildon Chaves.

O prefeito informa que três das maiores empresas de saneamento do Brasil participam, atualmente, desse processo de PPP com o Município. “Os investimentos são de aproximadamente R$ 1,7 bilhão a R$ 2 bilhões. São empresas sólidas e de grande porte”, explica.

Além disso, Hildon Chaves enfatiza que junto com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “estamos construindo um caminho para que, da forma mais rápida possível, nós consigamos tirar porto velho dessa lista vergonhosa.

Drenagem

O subsecretário de serviços básicos (Semusb), Wellen Prestes, acrescentou o que fornecimento de água tratada e esgoto sanitário é responsabilidade do Estado, por meio da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). “O Município é responsável pela construção da rede de drenagem, que faz o escoamento das águas da chuva”, completou.

Pesquisa

Pesquisa divulgada pelo Jornal Nacional nesta terça-feira (23/7), aponta Porto Velho com o pior cenário de saneamento básico no Brasil, com apenas 1,29%. O índice é comparado apenas com a situação de países do continente africano, segundo os pesquisadores.

Fonte: Rondo Notícias