O senador Plínio Valério (PSDB-AM) se reuniu no Ministério da Economia com o secretário adjunto da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), Thiago Longo Menezes ao lado do presidente do Sindicato dos Urbanitários do Amazonas (Stiuam), Josehirton Albuquerque e do dirigente sindical do Sindicato dos Urbanitários do Distrito Federal, Mauro Martinelli. No encontro que ocorreu ontem (10), o senador buscou intermediar uma solução para a readequação salarial de trabalhadores da Eletronorte Amazonas frente à defasagem salarial em relação às geradoras e transmissoras de energia do restante do país. A categoria chegou a entrar em greve, que foi suspensa para uma audiência de conciliação.

Anúncios

Essa diferença foi resultado da divisão da empresa pela Amazonas GT e a Amazonas Energia, com isso os trabalhadores recebem 20% a menos que os servidores das geradoras e transmissoras de todo o país. Os funcionários chegaram a entrar em greve, que foi suspensa para um acordo de conciliação no próximo dia 17 de novembro com a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho do Amazonas (TRT-AM), Solange Maria Santiago Morais, vice-presidente do TRT.

“O nosso interesse é evitar que haja um apagão. Temos que nos preocupar com a situação dos trabalhadores do nosso estado, por isso solicitei essa reunião para esclarecermos essa questão”, destacou Plínio Valério.

O parlamentar amazonense intermediou essa reunião em Brasília para o sindicato apresentar suas demandas. Segundo os representantes da categoria, a Eletronorte afirmou que os problemas burocráticos que impediam essa negociação estavam na Sest. “Toda vez que tocamos no assunto a Eletronorte joga tudo na Sest. Havíamos iniciado um processo de greve, precisamos elucidar esse problema”, disse Josehirton.

Na reunião, a Sest afirmou que a Eletronorte não apresentou todas as documentações necessárias para que o reajuste salarial se torne realidade. “A Eletronorte não está cumprindo com o combinado e está postergando o envio de documentações”, disse o representante sindical.

“Não conseguimos avançar por falta de documentação e o processo teve que ser devolvido. Damos prioridade nesse tema pois sabemos da importância”, afirmou o secretário adjunto. São 400 funcionários que tomam conta de uma hidrelétrica e sete usinas térmicas. “Manaus poderia estar no apagão”, disse Josehirton, que também agradeceu o empenho do senador.

No próximo dia 17, em reunião no TRT-AM, o sindicato vai cobrar da Eletronorte a apresentação desses documentos à Sest. “Se não fosse o empenho do senador Plínio Valério nada disso viria à tona”, destacou Josehirton.

Fonte: Ariana Carvaho – Site Direto ao Ponto