O SINDÁGUA entregou oficialmente à direção da Copasa a Pauta de Reivindicações para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2022, aprovada pela categoria em assembleias gerais realizadas de forma virtual, por meio de sistema eletrônico.

Os trabalhadores, em todo o Estado, tiveram acesso à pauta através de um link de votação e deliberaram, de forma soberana e por maioria, pela sua aprovação, com a inclusão, entre as reivindicações, da continuidade dos processos de negociação das pendências existentes desde 2019, para fecharmos não somente o ACT 2021/22, mas também concluirmos os acordos de 2019/2020 e 2020/2021.

Mantemos nossa postura aberta ao diálogo e a uma negociação transparente, respeitosa e responsável, levando em consideração os interesses dos trabalhadores e da empresa, para construirmos um Acordo Coletivo de Trabalho justo e que satisfaça a todos. Aguardamos, agora, o agendamento de reuniões para o início das negociações.

Uma das prioridades é a solução imediata para as defasagens nos salários e benefícios, decorrentes da falta de reposição das perdas salariais desde 2019, com enormes prejuízos para os trabalhadores. A categoria reivindica também o pagamento da Participação nos Lucros de 2019 e 2020, até hoje não quitadas, embora o direito à PL 100% linear seja garantido por nossos acordos coletivos e extraordinários.

No documento, o Sindicato cobra da empresa que seja garantida a data-base em 1º de maio de 2021, assegurando o direito à retroatividade de todos os direitos e cláusulas financeiras que vierem a ser celebrados durante as negociações, além dos acordos coletivos e conquistas da categoria vigentes.

Fonte: Ascom Sindágua-MG