Às 14h, STF retoma o julgamento sobre fatiamento da Petrobras e, por consequência de todas as estatais. Urbanitários estão juntos nessa luta em defesa do patrimônio do povo!!!

Esta é uma semana decisiva para os trabalhadores das estatais que estão na luta contra as privatizações e o desmonte do setor público.

Nesta quarta-feira, 30 de setembro, o Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento da ação que pode suspender as vendas das refinarias da Petrobras. A Reclamação 42576 que está em julgamento no STF é decorrente de denúncia feita pelos petroleiros, em reunião com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, David Alcolumbre, sobre a manobra jurídica da gestão da Petrobras para vender ativos sem autorização legislativa e sem licitação, burlando a Constituição e a decisão do próprio Tribunal, que no ano passado determinou que privatização em estatal mãe (matriz) só pode ocorrer mediante lei aprovada pelo Congresso.

A decisão do STF pode atingir a todas as estatais, caso seja votado a favor do fatiamento da Petrobras – “constituição de novas subsidiárias a partir de desmembramentos da empresa-matriz”, com o intuito de vender seus ativos.

ATOS EM TODOS OS ESTADOS
Trabalhadores de todo o país realizam nesta quarta (30/9) atos convocados pelas centrais sindicais contra a Reforma Administrativa. O dia também marca o lançamento da Campanha Nacional em Defesa das Estatais e do Serviço Público, mais uma frente para ampliar a luta contra as privatizações.

Às 14h, quando o STF retoma o julgamento no Plenário, um tuitaço puxado pela FUP – Federação Nacional dos Petroleiros – e pela CUT pretende massificar a hashtag #PetrobrásFica. O objetivo é sensibilizar os ministros, para que impeçam o desvio de finalidade cometido pela gestão da Petrobrás, ao transformar as refinarias em subsidiárias com o único intuito de privatiza-las, sem autorização legislativa.

A LUTA CONTINUA NO SÁBADO – 3 DE OUTUBRO
A luta continua no sábado, 3/10.  Movimentos sociais, centrais sindicais e categorias do setor público realizam atos simbólicos e virtuais, em defesa das estatais, do serviço público e contra a reforma administrativa. Os urbanitários estão unidos nessa luta!

Confira onde tem atos do dia nacional em defesa do serviço público nesta quarta.
Acesse o link do site da CUT:
https://www.cut.org.br/noticias/confira-onde-tem-atos-do-dia-nacional-em-defesa-do-servico-publico-nesta-quarta-94a1

#EletrobrasPública
#SaneamentoPúblico
#PrivatizarNÃO

(com informações da FUP)