A FNU subscreve essa nota de repúdio

A empresa ENEL realizou na semana passada a demissão de um grupo de colaboradores em Goiás, alegando ao STIUEG que os mesmos não conseguiram alcançar as metas estabelecidas. Esse fato gerou revolta, já que atravessamos um momento de crise sanitária e a prioridade deve ser o combate ao contagio do novo corona vírus.

Desde a privatização, a Enel não sai da mídia goiana sob denúncias de péssimos serviços, aumento abusivos de tarifas, relações trabalhistas ruins, dentre essas notícias também está uma que chama a atenção: a do aumento dos lucros da empresa.

A empresa que desde a privatização demitiu vários profissionais com know-how e conhecimento do sistema elétrico goiano, busca sair das piores posições do ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel submetendo os trabalhadores a um excessivo ritmo de trabalho.

A situação se agrava quando o cenário de desemprego instalado aumenta a dificuldade de recolocação desses companheiros no mercado de trabalho. Uma empresa que, conforme noticiado na mídia está aumentando o lucro, que não teve que paralisar as atividades em nenhum decreto e na qual a folha salarial dos funcionários representa apenas 1% do faturamento, não tem motivos para demitir sem justa causa.

Agindo dessa forma a ENEL coloca os lucros acima da vida! As entidades abaixo assinados repudiam veementemente as injustas demissões desumanas em meio a esta pandemia que estamos atravessando.

Pela imediata readmissão dos trabalhadores injustamente demitidos!

Fora ENEL!

A vida acima dos lucros!

STIUEG – Sindicato dos trabalhadores nas indústrias urbanas de Goiás

CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários