A Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU – e a Federação Nacional dos Urbanitários – FNU – manifestam sua solidariedade ao ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, que foi condenado de forma injusta pelo Tribunal de Contas da União  – TCU – pela compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.

Para a CNU e a FNU essa condenação é mais uma comprovação da perseguição política pela qual vem passando todos aqueles que participaram do governo popular e democrático de Lula e Dilma, que valorizou as empresas estatais e as transformaram em instrumento da redução das desigualdades e de crescimento econômico soberano do Brasil.

Em todo processo foram apresentadas provas inquestionáveis de técnicos e auditores do próprio TCU, onde foram unânimes em se posicionarem  taxativamente a favor da exclusão do nome de Sérgio Gabrielli das acusações.

As afirmações usadas pelo Tribunal de que a condenação se deu por “uma pretensa falta de cumprimento do dever de lealdade para com a Petrobras” não se sustenta, até mesmo porque Gabrielli não participou diretamente das negociações da compra. Cabe ressaltar que a referida refinaria foi considerada a época um negócio rentável, que atendia o plano de negócios da Petrobras, mas com o agravamento da crise global de 2008 o setor de refino foi altamente atingido, com a queda do valor dos preços e na demanda dos derivados do petróleo.

Consideramos que José Sérgio Gabrielli um defensor do fortalecimento de uma empresa que é um símbolo da grandeza do Brasil, capaz de descobrir riquezas como o Pré-Sal e se comprometer na distribuição dos seus recursos para a melhoria das condições de vida o povo, que é seu papel principal.

Hoje, assistimos com tristeza a destruição da Petrobras, com a venda de ativos estratégicos. Portanto, cabe a nós, do movimento sindical, continuar resistindo, lutando contra a sua privatização. Assim como, defendendo os dirigentes que construíram uma História de vida dedicada ao fortalecimento desta empresa, como o ex-presidente, Sérgio Gabrielli.

A CNU e a FNU reiteram o apoio ao companheiro Sérgio Gabrielli, e estarão ao seu lado em defesa da verdade e contra as perseguições políticas que vem sofrendo. A verdade prevalecerá!

Paulo de Tarso
Presidente da Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU