Nossa greve entra hoje no nono dia e a direção sindical foi cedo para as portarias da Cemig, na Grande BH e interior, passar os informes e debater os próximos passos do movimento. Ao mesmo tempo, o Sindieletro mantém a interlocução parlamentar para garantir a reabertura da negociação.

Nosso Departamento Jurídico protocolou na sexta-feira, dia 03, o dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para garantir nossos direitos do ACT no âmbito da Justiça.

Grande BH e interior

Na Grande BH, a Regional Metropolitana do Sindieletro realiza reuniões setoriais e mobilizações no Anel Rodovíario, Quarteirão 14, na Cidade Induastrial, Betim e Sete Lagoas, entre outros locais.

Já a Regional Triângulo permanece conduzindo a luta no CRIU de Uberlândia e no CRIUB (Uberaba), em Paracatu, Unaí, João Pinheiro, Patos de Minas, entre outras cidades. Amanhã, quarta-feira, a Regional fará uma panfletagem na agência de atendimento João Pinheiro. O objetivo é esclarecer a sociedade sobre os motivos da greve e denunciar as mentiras da gestão da Cemig e do governador Romeu Zema, que têm usado os grandes meios de comunicação para confundir a opinião pública. Eles dizem que a greve é por motivo salarial, que a Cemig concedeu reajuste de 11% (é a inflação, não aumento real), mas as razões são a retirada de direitos e a política do governador e gestores de desmonte da empresa para privatizar. Sem falar nos  privilégios para os diretores da Cemig.

A Regional Vale do Aço permanece nas portarias e vem realizando atos nos locais de trabalho com o movimento social e com políticos parceiros. Em Ipatinga, os trabalhadores até instalaram tendas na portaria da Cemig, no Centro, para se proteger da chuva e garantir a luta. Na região, já aconteceram concentrações com a presença de lideranças políticas e do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens); a  vereadora Cida Lima (PT), de Ipatinga, é uma das lideranças que apoiam a greve e vem participando das atividades.

Também no Norte de Minas as mobilizações estão fortes. Concentrações nos locais de trabalho e gritos de luta, coordenadores pela Regional Norte.

Nas demais Regionais do Sindieletro também ocorrem concentrações e debates nas portarias, com a participação dos movimentos sociais.

Ao longo do dia, vamos atualizando as informações sobre as lutas em todo o Estado.

Fonte: Ascom Sindieletro-MG