Em continuidade ao calendário de lutas do Coletivo Nacional dos Eletricitários -CNE, será realizada nesta quarta-feira (16/5), às 14h30, audiência pública da Comissão Especial do PL 9436/18 na Câmara dos Deputados. Dessa vez para debater o “Futuro do Setor Elétrico no Brasil”.

Os convidados para o debate são:
 FABÍOLA LATINO ANTEZANA – Representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE;
– REIVE BARROS DOS SANTOS – Ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel);
– JOSÉ MAURO FERREIRA COELHO – Presidente em exercício da Empresa de Pesquisa Energética – EPE;
– AMILCAR GONÇALVES GUERREIRO – Diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética – EPE;
– DORIVAL GONÇALVES JÚNIOR – Representante do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.

A privatização do Sistema Eletrobras anunciada pelo Governo Federal, além de impactar negativamente todo o setor elétrico, com perda de soberania, redução da segurança energética e aumento substancial da tarifa de energia, será danosa para os mais de 20 mil trabalhadores e trabalhadoras das estatais.

Para barrar o processo de privatização, a categoria, como já vem sendo feito, deve manter-se mobilizada e participar massivamente de todas as atividades convocadas pelos sindicatos e entidades representativas da categoria.

Greve geral

Além da mobilização para barrar a venda da Eletrobras, os trabalhadores e trabalhadoras do sistema Eletrobras aprovaram para o dia 22 de maio uma paralisação nacional de 72 horas em repúdio à falta de avanços na negociação do acordo coletivo de trabalho da categoria. Foram realizadas três rodadas de negociações e, até o momento, a empresa não apresentou nenhuma proposta. (com informações: Stiu-DF)