O parecer da medida provisória, MP, da capitalização da Eletrobras deve ser apresentado em cerca de 60 dias, e votado diretamente em plenário na mesma semana, disse à TC Mover o relator da MP, deputado Elmar Nascimento.

No entanto, segundo Nascimento, o setor elétrico é complexo, e aprovar a MP exige uma ampla negociação política com as visões envolvidas, inclusive sobre o modelo proposto pelo governo, que o deputado chama de “privatização envergonhada”.

“Quero saber se é o modelo mais adequado para o próprio governo”, defendeu o deputado sobre a MP. Nascimento apontou que vender ações da companhia, com a União abrindo mão de integralizá-las, pode enfrentar resistências.

Arthur Lira disse que Câmara modificará texto enviado pelo governo

O parlamentar disse que quer chegar a um texto com condições de ser aprovado, e que tentará construí-lo em conjunto com o Senado para acelerar a aprovação da MP. O relator falou ainda que estuda modelos de desestatização da empresa elaborados desde os governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O objetivo é apresentar alternativas a líderes e congressistas, para darem a palavra final.

Em evento ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que a capitalização da Eletrobras é uma “medida tolerável”. Já o presidente da Câmara, Arthur Lira, no mesmo evento, falou que a Casa fará modificações no texto, em linha com Nascimento, mas que avançará com a MP, dando margem de 20 dias para os senadores tratarem do assunto.

Fonte: Site TC Mover