O Ministério de Minas e Energia confirmou o adiamento do horário de verão do dia 4 para o dia 18 de novembro, em razão das provas  do Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem vai ser aplicado nos dias 4 e 11 de novembro. O decreto com a nova data ainda será publicado pelo Palácio do Planalto no Diário Oficial da União.

A solicitação de adiamento foi feita pelo Ministério da Educação e anunciada no Twitter pelo ministro Rossieli Soares da Silva. O governo já havia deslocado o início do horário de verão do primeiro domingo de outubro (que esse ano cai no dia 7) para o primeiro domingo de novembro, por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo era evitar transtornos que normalmente acontecem na apuração das eleições, já que o país tem três fusos-horários. A data cairia após o segundo turno das eleições. Agora, o MEC pediu à Casa Civil uma nova alteração, também para não atrapalhar a aplicação do exame.

A necessidade de manutenção do horário de verão tem sido questionada desde que estudos mostraram que o resultado em termos de economia para o sistema elétrico não é significativo. O horário foi instituído em 1931, no governo Getúlio Vargas.  Atualmente, ele é aplicado nos estados do centro-sul do país. O horário desse ano vai terminar  em 16 de fevereiro de 2019. (fonte: Canal Energia)

ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!