Num cenário de incerteza para os eletricitários, o sindicalista Marcelo Jucá, 49 anos, foi aclamado na quarta-feira (1º) para conduzir os destinos políticos do Sindicato dos Urbanitários do Acre para o triênio 2018/2021. O sindicalista já presidiu a entidade e o trabalho realizado em defesa da categoria rendeu inúmeras conquistas aos seus filiados, além de um mandato de vereador para Jucá.

Feliz com a expressiva votação dada pelos trabalhadores, Jucá justifica que o percentual acima de 95% dos votos válidos depositados na chapa “Pra continuar avançando na luta” somente demonstra a satisfação com o trabalho realizado pela atual gestão, hoje presidida pelo sindicalista Fernando Barbosa, o Fernandinho.

O processo eleitoral ocorreu em mais de dez municípios acreanos com a participação de 367 filiados. Edmar Batistela, presidente da comissão eleitoral e também presidente em exercício da CUT-AC, explicou que as eleições transcorreram dentro da normalidade e nenhuma ocorrência chegou a ser registrada.

 

A voz da experiência

 

Funcionário de carreira da Eletroacre e ex-vereador de Rio Branco, Marcelo Jucá foi eleito para presidir pela quarta vez à presidência do Sindicato dos Urbanitários. O sindicalista explicou que entre os desafios da nova gestão estará o diálogo para a construção de uma unidade entre os trabalhadores de diversos setores da economia. O dirigente disse ainda que neste processo de reconstrução da unidade a Central Única dos Trabalhadores do Acre (CUT-AC) terá papel preponderante.

A respeito da grande ameaça de privatização das distribuidoras da Eletrobrás, Jucá não esconde que a política adotada será a mesma hoje praticada pela gestão do presidente Fernandinho, onde o sindicato continuará mobilizando a sociedade e a classe política e, paralelamente a isso,estará usando instrumentos jurídicos para barrar a privatização do setor elétrico.

 

Sensação de dever cumprido

Na condução política do Sindicato dos Urbanitários desde 2012 (dois mandatos), o sindicalista Fernando Barbosa, o Fernandinho, 54 anos, entende que a partir do segundo mandato, com a aprovação da privatização do setor elétrico, houve uma grande mobilização do sindicato no combate a essa política de desestatização das distribuidoras e energia elétrica, onde o sindicato pôde dialogar com a sociedade e os trabalhadores das empresas envolvidas os prejuízos que a privatização trará à população.

Presidindo a entidade até o início da segunda quinzena do mês de setembro, Fernandinho explica ainda que uma das próximas bandeiras da futura gestão, onde ele responderá pela secretaria geral, será o combate à privatização do setor de saneamento. “Eles estão querendo adotar a mesma política de privatização do setor elétrico agora para o setor de saneamento”, alerta Fernandinho.

O trabalho eficiente na condução do Sindicato dos Urbanitários, em especial no combate a privatização do setor elétrico do país, rendeu à entidade acreana uma cadeira na diretoria executiva  da Federação Nacional dos Urbanitários, onde o sindicalista Fernando Barbosa do Nascimento responde pela secretaria de meio ambiente.

História

Fundado em 9 de fevereiro de 1983, período da redemocratização do país, o Sindicato dos Urbanitários do Acre, um dos mais importantes do estado, já foi presidido por seis sindicalistas: João Soares (Sanacre), Alberto Fernandes (Eletronorte), Doriane Brito (Eletronorte), Marcelo Jucá (Eletroacre), Evinaldo Barbosa (Acredata) e Fernando Barbosa (Eletronorte).

Fonte: Urbanatários do Acre