Na última quinta-feira (16) foi lançado o manifesta “O público é bom, o público é para todos! É nosso dever defendê-lo” pela Central Única dos Trabalhadores do Rio (CUT-RJ) em conjunto com as organizações representativas dos serviços públicos. Além de dirigentes sindicais e políticos, o documento já conta com a assinatura de personalidades como o cantor e compositor Chico Buarque, a advogada Carol Proner, o ator Osmar Prado e as atrizes Lucélia Santos e Tereza Silblitz.

Segundo o presidente da CUT-Rio, Sandro Cezar, por meio do manifesto, o Comitê Estadual em Defesa das Estatais e do Serviço Público busca apoiar ações conjuntas dos sindicatos, no sentido de defender e fortalecer as empresas públicas e estatais. “Não é uma questão corporativa. Queremos chamar a atenção da população apresentando a importância das empresas públicas, o quanto elas são fundamentais para o desenvolvimento econômico e a garantia da democracia e soberania do país”, explica.

A privatização afeta em especial o estado do Rio de Janeiro que concentra uma série de empresas e parte significativa do funcionalismo público. Na mira do governo federal estão companhias como Correios, Eletrobras, Dataprev, Serpro, Casa da Moeda, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o próprio Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais“Temos de gritar todos os dias: o Brasil não está à venda”, diz Lula aos petroleiros

O documento destaca o papel do serviço público durante o período de pandemia, em particular os setores responsáveis pela saúde, pesquisa e assistência para a população em situação de vulnerabilidade social.

“O Sistema Único de Saúde (SUS), tão atacado pelos privatistas do setor de saúde (inclusive pelo ex-ministro da saúde Luiz Mandetta), mostrou ser o único capaz de atender à população em uma crise sanitária de alta escala, sendo elogiado por países do mundo inteiro. Mesmo o SUS sendo sucateado por Bolsonaro, que foi um dos que votaram pela redução de investimento, através da Emenda Constitucional Nº 95, que deixou hospitais sem recursos e sem funcionários”, destaca o texto.

A iniciativa recebe o apoio da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), do ex-ministro da Igualdade Edson Santos, da professora do Cefet, Elika Takimoto, do ex-deputado estadual Gilberto Palmares (PT) e do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Para acessar o  manifesto, basta entrar no site da CUT-Rio.

Fonte: Edição: Jaqueline Deister/ Brasil de Fato