Manifestações pelo #ForaBolsonaro, no Brasil e no exterior, e pelo Grito dos Excluídos estão sendo organizadas em mais de 160 cidades pela CUT, centrais e movimentos sociais

No dia 7 de setembro, próxima terça-feira, os brasileiros vão ocupar as ruas de mais de 160 cidades do Brasil e exterior em mobilizações pelo #ForaBolsonaro e pelo Grito dos Excluídos. A indignação da maioria da população contra o pior presidente da história do país também ocupará as redes sociais.

A manifestações estão sendo organizadas pela CUT, centrais sindicais e movimentos sociais que integram as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. (Veja mapa e relação de cidades abaixo)

“Se queremos mudar os rumos do país, voltar a crescer com democracia, com justiça social, a nossa principal tarefa é tirar Bolsonaro” diz Sérgio Nobre, presidente nacional da CUT, se referindo ao presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), reprovado por 63% dos brasileiros, segundo pesquisa PoderData.

O dirigente afirma que os crimes cometidos pelo presidente da República estão claros. “A CPI da Covid tem mostrado isso, então, é preciso uma enorme pressão nas ruas”, diz.

Além de exigir respeito à democracia brasileira e suas instituições, as manifestações também terão caráter de protesto contra a desastrosa condução do país pelo atual presidente – uma política que tem como resultado o crescimento do desemprego, da inflação, dos altos preços dos alimentos e dos combustíveis, que empurra a população cada vez mais para a pobreza e para a fome.

Esta semana, o aumento de mais de 50% da bandeira tarifária adicional da energia elétrica passou a compor a já extensa lista de motivos para os protestos. É mais uma das ações do governo que penalizam os trabalhadores brasileiros, em especial, os mais pobres.

A hora do basta já passou. A urgência do fim do governo Bolsonaro é uma questão de sobrevivência para o povo brasileiro. Por isso, as entidades exigem também que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados paute o impeachment de Bolsonaro. Motivos que justifiquem o afastamento não faltam. Pedidos protocolados também não. São mais de 130.

Grito dos Excluídos

A tradicional manifestação organizada desde 1994, com apoio da CUT, este ano também terá como bandeira principal o #ForaBolsonaro. De acordo com o presidente da CUT, o grau de exclusão no país “nunca foi tamanho como neste momento”.

Por isso, ele considera ‘sábia’ a decisão dos movimentos sociais de priorizar o #ForaBolsonaro este ano.

Em São Paulo, Sérgio Nobre participará do ato que será realizado no Vale do Anhangabaú, região central da capital paulista. O governador João Dória (PSDB) chegou proibir os atos no estado, mas uma decisão da Justiça garantiu o direito à manifestação. “Vai ter ato, sim, e estaremos lá”, garante Sérgio Nobre.

Clique no link abaixo e leia a matéria completa do jornalista  André Accarini no site da CUT.

https://bit.ly/3zLoT8e