Estimados companheiros, estimadas companheiras.

 

Nestes tempos intensos, de ventos fortes contra a classe trabalhadora, o Movimento dos Atingidos por Barragens tem a honra de convidá-los para a Cerimônia de Abertura da exposição “Arpilleras bordando a resistência”, que acontece no dia 6 de novembro, às 19 horas, no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241).

A exposição acontece de 6 de novembro a 2 de dezembro com uma mostra de 21 arpilleras, peças costuradas por muitas mãos de mulheres atingidas por barragens no Brasil. Cada peça exposta traz, de maneira artística, criativa e contundente, o testemunho das violações de direitos sofridas por mulheres nas grandes obras que sangram rios e pessoas de norte a sul do país.

 

Através da confecção das arpilleras, as mulheres expressam, com linha e tecidos, aquilo que muitas vezes as palavras não conseguem dizer. Mas as arpilleras não têm só o sentido de denúncia, sendo também uma semente de organização das mulheres, pois cada uma percebe que não está sofrendo sozinha e que é necessário lutar coletivamente para ser mais forte.

 O que é

Arpillera é uma técnica originária do Chile, na qual se costuram retalhos de tecido sobre juta. Naquele país, as mulheres utilizaram essa ferramenta especialmente entre as décadas de 70 e 90 para denunciar as atrocidades cometidas pela ditadura de Augusto Pinochet.

Costurando denúncias sobre a ditadura e memórias dos desaparecidos durante o regime, ao fazer as arpilleras, as mulheres chilenas conseguiram fortalecer o movimento de resistência e dar visibilidade nacional e internacional às violências sofridas no país.

É com esse sentido que mulheres atingidas por barragens no Brasil e integrantes do MAB resgataram a técnica, visando denunciar violações ambientais, sociais e culturais que as atingem em consequência do modelo energético atualmente adotado no país.

 

Contamos com sua presença!

 

 

 

Alexania Rossato                              Leonardo Maggi

Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens

Fechar Menu