Aconteceu na  sexta-feira, dia 18/12, a live comemorativa de 1 ano da Confederação Nacional dos Urbanitários . O evento contou com a participação de importantes dirigentes sindicais, como ex-presidente da CUT, Vagner Freitas, que lembrou da luta do ramo em criar sua própria confederação, em especial nesse momento adverso de pandemia e do desgoverno de Bolsonaro. Todos as lideranças das federações regionais foram contundentes sobre a importância da criação da CNU na atual conjuntura.

O Presidente da CNU, Paulo de Tarso, destacou que a unidade em torno da entidade vai fortalecer as lutas que são muitas. ” Hoje o saneamento público vem sendo atacado com a mudança do marco regulatório, abrindo caminho para a presença do capital privado no setor. No setor elétrico a Eletrobras é a bola da vez para o entreguista Paulo Guedes para ser privatizada. Mas a reação nos dois setores vem sendo forte e vamos continuar assim em 2021, todos no espectro da CNU. Vamos à luta!”, disse.

Ao final do live comemorativa foi exibido o documentário: Quem vai pagar a conta? Uma produção sobre o apagão no Amapá e suas consequências para a sociedade local. O filme teve o apoio da CNU e FNU.