Deputados mineiros lançaram na Assembleia Legislativa do Estado, no auditório José Alencar Gomes da Silva,  nesta segunda-feira, dia 12 de março, a Frente Parlamentar Contra a Privatização de Furnas. A iniciativa do movimento é do Deputado estadual Emidinho Madeira (PSB). Estiveram presentes além dos parlamentares de diversos partidos, caravanas de trabalhadores da empresa de vários estados, produtores rurais, movimentos sociais. Associações  e os sindicatos representativos fazendo a defesa de uma empresa que é estratégica para o país, que garante a sua soberania energética.

É sempre importante lembrar que Furnas está presentes em 15 estados do país, e no Distrito Federal. Entre outros empreendimentos, a subsidiária da Eletrobras tem 20 usinas hidrelétricas em seu parque gerador, sendo nove só em Minas Gerais. Sua presença no estado é fundamental para a sobrevivência de muitos setores, a exemplo do turismo, cujos principais negócios se desenvolveram principalmente no entorno dos grandes reservatórios construídos no local.

Os sindicatos através da FNU e do CNE estão na luta em todas as frentes, contra a privatização do Sistema Eletrobras e suas empresas.