Os sindicatos, através da Intersindical Neoenergia, seguem firmes na luta para assegurar uma proposta de PLR 2021 com indicadores factíveis. Para isso, se reuniram com representantes de Recursos Humanos da Neoenergia, na última quarta-feira,16. O objetivo principal do encontro foi tratar das metas e dos objetivos da PLR 2021. Durante a reunião, o Grupo formalizou a sua contraproposta em relação às propostas realizadas pela Intersindical que quer uma PLR mais justa para os seus trabalhadores.

Apesar da pandemia, da lentidão na vacinação e as dificuldades do isolamento social, sabemos do esforço dos trabalhadores em fazer a sua parte. Nossa categoria com certeza tem aumentado a produção e proporcionado mais lucros para a Neoenergia. Neste sentido, o Grupo precisa melhorar a PLR para quem efetivamente faz o lucro crescer.

Percebemos uma melhora significativa nos resultados das empresas ano a ano, o que nos credencia a cobrar uma PLR sempre justa e proporcional ao esforço que temos durante o ano inteiro.

Importante destacar que tivemos muitas dificuldades em todo processo negocial, inclusive com debates
acirrados entre as bancadas.

LUTA POR PAGAMENTO ANTECIPADO

A Intersindical tem lutado também para antecipar o pagamento da PLR. A ideia é que ele seja realizado no primeiro dia útil do mês de abril (01/04/2022). Para essa situação ocorrer, os sindicatos vão encaminhar
para avaliação dos trabalhadores nas assembleias os objetivos e metas de 2021 discutidos com o Grupo.

Para o coordenador da Intersindical, José Fernandes, a necessidade de melhoria nas discussões das metas de 2021 serve para o Grupo manter a justiça dos esforços de seus trabalhadores no pagamento da PLR. “O momento é excelente para as empresas que, mesmo com a dificuldade da economia, a vêm crescendo graças aos esforços dos seus trabalhadores”, destaca.

ORIENTAÇÕES PARA AS ASSEMBLEIAS

Os dirigentes sindicais consideram o tema de aprovação de objetivos de grande importância. Neste sentido, as assembleias ocorrerão de forma On-line para apreciação das metas e objetivos PLR 2021.

Queremos evitar aglomerações e oportunizar a participação de um grande número de trabalhadores que se encontram em regime de trabalho Home Office.

Os sindicatos sem açodamento e com muita tranquilidade estão negociando metas de PLR desde janeiro com muita prudência e transparência. Nosso objetivo é o de construir uma negociação para PLR 2021 com a participação dos seus trabalhadores. Para isso, serão convocadas assembleias onde os trabalhadores possam avaliar criteriosamente os objetivos e as metas propostas.

INTERSINDICAL SOLICITA QUE SEJAM REALIZADAS REUNIÕES MENSAIS PARA TRATAR DA PLR COM OS TRABALHADORES

A Intersindical solicitou que sejam realizados reuniões obrigatórias mensais com os trabalhadores, não só para falar dos indicadores do setor de seu trabalho, mas para informar situação da PLR, onde precisamos dar ênfase na atuação.

Os acionistas querem as empresas prestando melhores serviços para serem mais lucrativas e, por outro lado, os trabalhadores precisam conhecer o que precisam fazer para ter uma melhor valorização em sua participação nos lucros e resultados. Uma PLR que corresponda as melhorias alcançadas nos crescimentos das empresas e que realmente recompense o esforço do trabalhador.

A INTERSINDICAL SOLICITA A EXCLUSÃO DE CONCEITO EXCELENTE, MUITO BOM E BOM

A indicação de conceito das unidades de trabalho: Excelente; Muito Bom; e Bom. Foi criada há muito tempo e foi significativo no período, mas hoje não faz nenhum sentido. Na prática, o que vale é o resultado da empresa e o esforço de todos os trabalhadores. Tanto assim, que só a Coelba e Celpe no Grupo mantêm esses tipos de avaliações, que só geram revoltas e reclamações dos trabalhadores.

A Intersindical tem lutado pela retirada desses tipos de avaliações, entendendo que eles só têm gerado
reclamações de injustiça. Foi formulado ao Grupo o pedido para retirada dessas avaliações.

A INTERSINDICAL QUER DISCUTIR METODOLOGIA DE DEFINIÇÃO DE PLR

A Intersindical quer discutir a metodologia das metas, objetivos e pontuação para as próximos PLRs. O objetivo é tornar a PLR mais motivadora e atraente para os trabalhadores e o Grupo, a exemplo de indicadores que sejam feitos além das metas e possam compensar a pontuação daquelas não atingidas.

Entendemos que o mesmo sistema de avaliação para pagamento da PLR seja igual em todas as empresas que fazem parte da Intersindical.

O Grupo aceitou a proposta e o combinado é que as reuniões iniciarão em agosto deste ano.

Fonte: Ascom Sintern