A FNU está presente nesse importante debate sobre a privatização da Chesf

O Fórum Social em Defesa das Águas e do Rio São Francisco contra a privatização da Chesf, junto à segunda passagem da Caravana Popular em Defesa da Democracia, teve início nesta sexta-feira (15/12), às 8h, com concentração na orla fluvial de Petrolândia (PE), seguindo para a Casa de Shows Velho Chico onde, durante todo o dia, acontecem mesas de análises e discussões que contarão com a participação dos movimentos sociais e políticos convidados.

A importância dos debates

Nesta quarta-feira(14/12), aconteceu uma coletiva de imprensa, com a presença do padre Luciano (Diocese de Floresta), do secretário do município, Rogério Viana, e representações sindicais e sociais, entre elas o presidente da FNU, Pedro Blois, para esclarecer sobre a importância dos debates no Fórum.

Questionado sobre as possíveis dificuldades em se construir uma atividade ampla e unificada num momento político tão delicado em que o país está claramente polarizado, padre Luciano, articulador junto aos movimentos sociais do Fórum, respondeu que: “primo pelo respeito e da não vaidade e, por isso, tenho abertura em todas as esferas (…) Tenho minhas convicções ideológicas e políticas, mas não misturo com o ato, todos os partidos políticos foram convidados(…) Houve um contato com o papa Francisco que nos respondeu sobre esse ser um ato político com P maiúsculo, pois não defende um único partido, mas o rio São Francisco que representa a soberania do país. Por isso temos uma responsabilidade muito grande com esse Fórum.”

Pedro Blois esclareceu que os urbanitários estão junto nessa luta em defesa do rio São Francisco e da Chesf e que as atividades do Fórum culminarão com a elaboração e aprovação de uma carta ao presidente Michel Temer de posicionamento contrário à privatização. “Vamos continuar nossa luta contra a entrega do patrimônio do país e em defesa do direito à água e a energia a todos os brasileiros”, enfatizou o presidente da FNU.

FAMA 2018
Ainda durante a realização do Fórum Social acontecerá o lançamento do Comitê local do FAMA – Fórum Alternativo Muncial da Água. (com informações do Blog Gota d’Água)