Mudanças irregulares no PCCS preparam terreno para contratarem sem concurso público

Ao arrepio da Constituição Mineira, que proíbe a contratação em empresas da administração pública sem concurso público e jogando na lata de lixo todos os avanços do plano de cargos e salários construído de forma paritária entre a empresa e o sindicato na década de 80, a direção da Copasa atropela a legislação e resolve fazer alterações no PCCS, para contratar gente de fora sem o cumprimento da lei.

A grande vitória da população e dos trabalhadores na Copasa, para que a empresa não servisse de cabide de empregos para mandatários políticos, está sofrendo um grave e condenável retrocesso.

O sindicato provocará o Ministério Público para se manifestar sobre este desrespeito à legislação, à Constituição Federal e do Estado de Minas. Vamos ainda denunciar a tentativa de golpe contra as instituições do Estado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para que sejam tomadas as medidas adequadas e corretivas.

A instituição do Concurso público serviu para eliminar as práticas do coronelismo político, que usavam estruturas municipais e do Estado para colocarem seus apaniguados em cargos públicos, com fins eleitoreiros. A medida anunciada pela Copasa pretende ressuscitar a prática dos paraquedistas, que caíam em busca de empregos na empresa, em cargos escolhidos pela importância monetária, por indicações políticas.

Fonte: Ascom Sindágua-MG