Debater e encontrar soluções para as diversas formas de pressão e assédios sofridos pelas trabalhadoras e trabalhadores foi o foco principal da reunião do Coletivo Nacional de Mulheres da ISP – Internacional de Serviços Públicos, no último dia 12 de agosto. A FNU esteve representada por Neiva de Souza Braga, conselheira fiscal da entidade e também dirigente do Stiupa – Sindicato dos Urbanitários do Pará.

As participantes do Encontro discutiram também um estudo do OIT – Organização Internacional do Trabalho – sofre as diversas formas de violência no ambiente de trabalho, tanto em empresas públicas, quanto em empresas privadas.

“Precisamos lutar contra o machismo, a misoginia, o feminicídio e diversas outras formas de agressões contra a mulher que acontecem diariamente. Infelizmente essas agressões também ocorrem no ambiente de trabalho e estão cada vez mais frequentes”, ressalta a dirigente Neiva (foto)

Um dos encaminhamentos da atividade é uma agenda de encontros com mulheres e homens, de forma separada, para que possa se preparar e construir um coletivo ao combater de todo e qualquer tipo de assédio no ambiente de trabalho.

Coletivo de Mulheres da FNU
A FNU tem organizado um Coletivo de Mulheres, coordenado por Leila Luiz, secretária da Mulher da Federação, e que busca fortalecer a participação das trabalhadoras urbanitárias dentro das organizações sindicais, com objetivos principais de:

. propor e monitorar políticas públicas e nos locais de trabalho para a melhoria da qualidade de vida das mulheres urbanitárias nas empresas;

. ampliar e consolidar a intervenção da articulação no cenário Nacional, Internacional, Estadual e Municipal;

. expandir as parcerias (nacionais estaduais, locais e internacionais) para desenvolver projetos de inclusão social para as mulheres urbanitárias;

. capacitar e conscientizar as mulheres urbanitárias nas questões de gêneros direitos e igualdade entre homens e mulheres.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o Coletivo de  Mulheres da FNU e passe a integrá-lo. Envie mensagem para: jlluiz16@gmail.com (Leila Luiz)