Quase tudo em nossa vida é movido pela energia elétrica: nosso lar, nossos meios de transportes, trabalhos e estudos dependem do amplo e democrático acesso à eletricidade. Vivemos num país rico em recursos naturais para a captação de energia, mas de que forma a privatização de uma empresa como a Eletrobras pode interferir na vida da população? Colocando em pauta a problemática da venda da estatal ao capital estrangeiro, o FESTIVAL SALVE A ENERGIA reúne atrações musicais de todo o país para conscientizar a sociedade na luta contra a diluição da empresa.

Com transmissão a partir das 19h desta sexta-feira, 21 de maio, o evento será comandado por Elika Takimoto, Doutora em Filosofia, autora de mais de dez livros e vencedora do Prêmio Saraiva de Literatura. O line-up do evento conta com apresentação de GOG (DF), Totonho (PB), Ellen Oléria (DF), Felipe Cordeiro (PA) e Bixarte (PB). As lives podem ser acompanhadas no canal do festival no YouTube e nas redes sociais oficiais (confira no serviço abaixo).

A Eletrobras é responsável por cerca de 30% da geração e 51% da transmissão de energia elétrica no país. A privatização da empresa pode acarretar em forte impacto ambiental, tal qual a Vale e o desastre de Brumadinho, e ainda um aumento significativo na conta de energia do consumidor. “A Eletrobras é do povo brasileiro, ela pertence a 210 milhões de brasileiros. Defender a Eletrobras é defender essa energia a custo acessível, com qualidade, e também defender o meio ambiente, já que a gente controla a maior parte dos reservatórios de água do país”, disse Tiago Vergara, membro do Coletivo Nacional dos Eletricitários. “Defender a Eletrobras é defender o povo brasileiro da iniciativa privada, financeirista, apenas tem olhos para o lucro, sem levar em conta o bem-estar da população”, concluiu.

A medida provisória 1.031/21, relatada pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), aborda a operação de vendas de ações que vai diluir o capital da Eletrobras, fazendo com que a União deixe de ser a acionista majoritária da empresa estatal. O texto-base da MP, aprovado na quarta-feira (19) na Câmara de Deputados, segue para apreciação do Senado.

Em carta aberta, o movimento Salve a Energia alertou, ainda, sobre um possível cenário da privatização em meio à pandemia. “O país vive um momento difícil. As mais de 430 mil vidas perdidas para a covid-19 deixam um rastro de tristeza e indignação. Se muitos morreram pela falta de tratamento e respiradores, imagine em um cenário sem energia elétrica. Seria catastrófico. Para evitar um futuro triste como este é preciso barrar a Medida Provisória 1031, que pretende vender a Eletrobras. Além de colocar em risco uma energia elétrica de qualidade e com custo acessível à população, enfraquece o Sistema Elétrico Brasileiro, permitindo a implementação de interesses ocultos que beneficiam a poucos”, diz o documento de lançamento da campanha.

CLIQUE AQUI E AQUI PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS DA CAMPANHA

Unindo acadêmicos e especialistas em energia elétrica, o FESTIVAL SALVE A ENERGIA é uma realização do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), uma organização que conta com mais de 40 sindicatos e associações profissionais no Brasil inteiro.

SERVIÇO

  • Festival Salve a Energia – Em defesa da Eletrobras pública
  • Sexta-feira, 21/05, 19h. Com shows de:

GOG (DF)

Totonho (PB)

Ellen Oléria (DF)

Felipe Cordeiro (PA)

Bixarte (PB)