Na terça-feira (15/12), a Secretaria de Raças, Gêneros, Minorias e Aposentados concluiu mais uma etapa das atividades da Jornada Feminista Plurissindical. Durante ano, foram realizados nove encontros, cada um, organizado e trabalhado pelos sindicatos a fim de abordar assuntos pertinentes violência de gênero no mundo do trabalho, além de diversas temáticas, todas envolvendo pautas sobre a violência vivida pelas mulheres em inúmeros aspectos.

Segundo a  titular da pasta  Ana Lúcia Cruz, todas as entidades participantes atuam organizando assuntos que possam unir as mulheres, elaborando pautas feministas para auxiliar não só no movimento sindical, mas nas lutas pelos direitos.

Para encerrar as atividades da Jornada, o tema abordado nesta edição foi o Feminismo Antirracista, que além de orientar para como lidar com estas situações trouxe muita reflexão a todas, com trocas de experiências vividas e histórias de grandes lutadoras pelo feminismo antirracista.

Foram convidadas para participar do encontro, Lourdes Helena Rosa – aposentada do TRF4, bacharel em ciências políticas e sociais, pesquisadora da etnia negra e sua invisibilidade, fotógrafa e Anatalina Lourenço – cientista social, professora da rede pública estadual e municipal de São Paulo, secretária de Combate ao Racismo da CUT Nacional e ativista do Movimento de Mulheres Negras e mulheres da base das categorias e dirigentes sindicais.

Além do SINDIÁGUA/RS, as entidades realizadoras da Jornada foram: Sintrajufe/RS, Semapi/RS, Sindbancários/POA, Sindipetro/RS e Federação Democrática dos Sapateiros do RS.

Os encontros iniciaram em março para celebrar o Dia internacional da Mulher e em virtude  do novo Coronavírus precisou mudar o formato, tornando o movimento online. Em 2021 a Jornada continua.

Fonte: Ascom Sindiágua-RS