A direção do sindicato informa aos trabalhadores e trabalhadoras da Energisa Tocantins – ETO e Energisa S/A – ESA, que depois de muitos dias de espera, finalmente aconteceu na quarta-feira, 23, a segunda rodada de negociação para renovação das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2020/2022. Para surpresa da direção do sindicato, a empresa mais uma vez desrespeita os trabalhadores, tentando tirar proveito da situação.

A proposta da empresa apresentada em mesa de negociação que contempla o parcelamento da inflação demonstrou mais uma vez o total descaso com seus trabalhadores, que vem atravessando momentos difíceis com a perda do poder de compras dos seus salários e do benefício alimentação, corroído mensalmente pela inflação. O que se percebe é que a empresa surfa na onda de ótimos resultados, aumentando seus lucros, ano após ano, enquanto o trabalhador sofre e perde a cada negociação coletiva.

Vale lembrar que o pleito dos trabalhadores é simplesmente ter a reposição inflacionária integral em todas as cláusulas econômicas do ACT, que é de 7,59% (INPC/IBGE). E, conforme já falado anteriormente, ter esse número reajustado não significa nenhum ganho real, é simplesmente ter de volta o poder de compra do seu salário. E a maldade não está apenas no parcelamento da inflação, há outros interesses da empresa em alteração de cláusulas do acordo, que se aprovadas prejudicarão sobremaneira os trabalhadores e trabalhadoras.

A empresa não pode falar em crise, basta observar os resultados extremamente positivos de 2019, 2020 e o bom resultado deste ano, apontando crescimento superior ao índice inflacionário, enquanto seus trabalhadores andam para trás. É estarrecedor ouvir dos representantes da empresa que esse reajuste causará impacto, como se repor a inflação fosse um prêmio a ser dado, e com isso negar a reposição inflacionária de forma integral, um verdadeiro “vai que cola”. Cadê a valorização tão badalada? Ou melhor, o reconhecimento?

Diante de tudo isso, e ainda sem poder reunir em assembleia presencial, o sindicato irá mais uma vez chamar virtualmente os trabalhadores, para discutir sobre essa pífia proposta da empresa. O encontro acontecerá por meio de assembleia virtual, através de Live no canal do STEET.

 

Fonte: Ascom STEET