Resultado de imagem para salim mattarO Secretário de desestatização do ministério da Fazenda, Salim Mattar, afirmou nesta terça-feira (29/1) que o governo Bolsonaro só pretende manter a Petrobras, Banco do Brasil e Caixa como estatais.

“O objetivo é vender todas as estatais, e não competir com o mercado”, disse Mattar.

Com a afirmação, a Eletrobras entra para a lista das estatais que o governo Bolsonaro pretende privatizar.

A meta do atual governo é privatizar ou extinguir todas as estatais federais, com exceção das citadas, e levantar entre US$ 700 e US$ 800 bilhões para os cofres públicos. A União tem hoje 138 estatais sob sua gestão. 

Presidente da Eletrobras também defende privatização

O presidente da Eletrobras, Wilson Pinto Junior, afirmou tambem nesta terça-feira (29/1) que o modelo de privatização da Eletrobras ainda está em análise pelo novo governo, mas a companhia deverá se capitalizar (privatizar).

Segundo Pinto Jr., está em “processo de entendimento” com o novo ministro de Minas e Energia, o almirante Bento Albuquerque, e que não foi definido se o governo vai aproveitar o projeto de lei encaminhado pela gestão de Michel Temer.

O modelo defendido pelo dirigente da companha prevê uma diluição do capital da União na Eletrobras. O governo teria uma golden share, e haveria limitação de concentração de voto dos demais acionistas. Também haveria uma partilha igual dos recursos provenientes da capitalização entre investidores, governo e consumidores de energia. (com informações: agências)

Leia também:
“Golden Share”: a farsa que levou à privatização da Vale e que agora ameaça a Eletrobras

. Privatização da Eletrobras aumenta riscos de acidentes com represas
? Se privatizar, a conta vai aumentar ?
.  Eletrobras é uma empresa lucrativa: privatizar por quê?
Na venda das estatais não há preocupação com a função social: empresários só querem as que dão lucro

Urbanitários na resistência: contra à privatização do setor elétrico e do saneamento.
ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!