Dia 16 de abril é Dia Nacional de Luta, depois há uma série de outras atividades na semana. Confira calendário abaixo

O novo Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, já no seu primeiro discurso, falou que a venda da Eletrobras é prioridade do governo. Repetiu a mesma falácia de sempre, dizendo que a Eletrobras, privatizada se tornará mais eficiente e capaz de investir no aumento da oferta de energia e garantir a segurança energética. Nós, do setor elétrico, sabemos que é exatamente o oposto disso.

O novo Ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, na mesma linha, disse que fará tudo o que for possível para privatizar a Eletrobras. Ele já se reuniu com o BNDES e líder do governo para agilizar o processo na Câmara dos Deputados.

Na última quarta-feira (11/4), o presidente da Comissão Especial do PL 9463/18, da Privatização da Eletrobras, Dep. Hugo Motta, partiu para cima e ameaçou levar o projeto direto ao plenário. Os parlamentares nacionalistas, de oposição ao PL, não tiveram como protelar mais, e não puderam impedir a aprovação da realização de duas audiências públicas (17 e 18 de abril), uma para a manifestação dos que são a favor do PL e outra dos que são contra. Mas, há que se lutar para que não sejam só essas audiências.

A Medida Provisória 814, que retira da lei que trata do setor elétrico a proibição de privatizar a Eletrobras e suas subsidiárias, também está avançando, com uma reunião da Comissão Mista, também para o dia 17.

A primeira resposta dos eletricitários a essa ofensiva do governo será a paralisação de 24h nesta segunda-feira, com um ato público em frente ao Ministério das Minas e Energia. Em seguida, será a participação nas audiências públicas.

Será uma semana decisiva. Não podemos morrer na praia. Vamos nos mobilizar e encher o ônibus que nos levará ao MME – Ministério de Minas e Energia – e lotar as audiências.

CALENDÁRIO DE LUTAS – CNE/FNU

Dia 16.04 –  DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA ELETROBRAS

Dia 17.04 –  14h30 – Audiência pública na Comissão Especial, com a participação do Wilson Pinto

Local: Câmara dos Deputados – Plenário 1

Dia 17.04 –  14h30 – Reunião da Comissão Mista (MP 814) para leitura do relatório Final

Local: Senado Federal

Dia 18.04 –  11h – Reunião deliberativa da Comissão Especial (PL 9463/18)

Local: Câmara dos Deputados – Plenário 1

Dia 18.04 –  14h – Audiência pública na Comissão Especial (PL 9463/18)

Local: Câmara dos Deputados – Plenário 1

Dia 23.04 –   9h15 – 2ª Audiência de Assédio Moral Coletivo contra o presidente da Eletrobras, Wilson Pinto

Local: 19ª Vara do Trabalho, 3º andar, 513 Norte, Brasília/DF

Dia 25.04 – 8h35 – Audiência da Ação Trabalhista contra a AGE 170 da ELETROBRAS

49ª Vara do Trabalho – Rua do Lavradio, 132 – 7º andar – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Dia 25.04 –  14h – Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Elétrico – Deputados Alencar Santana / Márcia Lia

Assembleia Legislativa de São Paulo – ALESP

16/04/18 – DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS

PARALISAÇÃO DA ELETRONORTE DE 24h, COM PIQUETE, COM ATO NA FRENTE DO MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA. CONCENTRAÇÃO NA FRENTE DA ELETRONORTE ÀS 8h30

AGORA, É TUDO OU NADA!

Leia: Nota STIU-DF 13-04-2018

fonte: Stiu-DF