Nesta quinta-feira (7 de outubro), o presidente da FNU, Pedro Blois, e a vice-presidente institucional da CNU, Fabíola Latino Antezana, participaram de encontro presencial com o ex-presidente Lula, em Brasília.

O encontro, que reuniu 60 sindicalistas que representam trabalhadores do setor público e de empresas públicas/estatais, foi um ato contra a PEC 32 – a PEC da “deforma” administrativa – que retira direitos e destrói os serviços públicos.

Vários dirigentes sindicais falaram contra a reforma administrativa e em defesa das estatais. Fabíola falou em nome dos urbanitários e enfatizou que os trabalhadores do ramo atuam em áreas essenciais – energia elétrica, saneamento e gás – e que estão sofrendo ataques constantes desse governo que aí está e que ainda, de forma cínica, diz para a população que “para economizar gás que se faça uma fogueira no meio cozinha”. Ela ressaltou a resistência que os urbanitários vêm fazendo desde o golpe de 2016 contra a privatização da Eletrobras e das empresas de saneamento, e em defesa do patrimônio e o serviço públicos. Por fim, ela falou sobre a esperança para que em 2022 todos votem com o coração e a razão para o bem do país, e entregou um material ao presidente Lula que contém informações dos setores de energia, saneamento e gás.

Lula falou sobre a conjuntura política, os graves problemas pelos quais sofre a classe trabalhadora, assim como sobre o enfrentamento ao governo Bolsonaro. Ele defendeu o setor público, exemplificando com a importância do SUS, e ressaltou a necessidade de mobilização dos trabalhadores nos estados, para mostrar aos deputados e senadores a importância do serviço público e das empresas estatais: “Por que vender os Correios? A Eletrobras? Destruir a Petrobras?”, afirmando ser necessário garantir a soberania nacional”.

O ex-presidente ainda falou sobre projeto para reconstrução do Brasil e dos desafios futuros para se derrotar o atual governo, cujas políticas massacram o povo brasileiro hoje exposto ao desemprego e à fome.

Pedro Blois destaca a importância da eleição de um governo democrático e que reverta os direitos retirados da classe trabalhadora, que defenda um Brasil soberano e, por isso, mesmo defenda as empresas públicas dando um basta às privatizações e incorpore novamente ao patrimônio público às companhias de saneamento, energia elétrica e gás entregues ao setor privado. “Este governo que representa, de fato, os interesses do povo brasileiro só pode ser conduzido por Lula, que durante dois mandatos provou que é possível dar dignidade aos brasileiros, com emprego, comida na mesa, saúde, educação, preservação do meio ambiente, respeito à diversidade e muito mais”, afirma o presidente da FNU.

Em Brasília, Lula cumpriu extensão agenda durante esta semana, onde se encontrou com bancadas e dirigentes partidários. Nesta quinta (7/10), além do encontro com sindicalistas, o ex-presidente esteve, pela manhã, em visita à central dos catadores de recicláveis de Brasília.