A Eletronorte anunciou a demissão de 49 trabalhadores da empresa no Maranhão na última semana. Com os 9 que já haviam sido notificados de demissão ainda em 2020, chega a 58 o número de trabalhadores desligados pela Eletronorte. Conforme o deputado federal Zé Carlos (PT-MA), o Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU/MA) e a Frente Parlamentar em Defesa da Eletronorte estão na luta para reverter o desligamento dos trabalhadores da empresa.

 

O parlamentar explicou que após ficar sabendo das últimas demissões, o STIU/MA publicou uma nota em que conclama os parlamentares federais do estado (deputados e senadores) para ajudarem na luta pela suspensão das demissões.

 

O deputado Zé Carlos, que preside a Frente Parlamentar, encaminhou um ofício ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em que solicita “a suspensão das demissões dos trabalhadores enquanto perdurar a pandemia da Covid-19 e até que a empresa venha a realizar concurso para preenchimento dos cargos necessários na empresa”.

Apoio suprapartidário

O ofício subscrito e encaminhado por Zé Carlos teve os apoiamentos e as assinaturas dos parlamentares Márcio Jerry (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB), André Fufuca (PP), Marreca Filho (Patriota), João Marcelo (MDB), Gil Cutrim (PDT), Aluisio Mendes (PSC), senador Weverton Rocha (PDT) e senadora Eliziane Gama (Cidadania), todos do Maranhão, e de todos os parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados.

Não há motivos para reduzir o quadro de funcionários da empresa, pois a lucratividade da Eletrobrás é alta. São demissões que merecem o repúdio de todos os parlamentares maranhenses, sejam federais, estaduais ou municipais, pois só acarretarão o comprometimento dos serviços para os consumidores do nosso estado e a sobrecarga de trabalho aos trabalhadores que não foram demitidos”, diz, no ofício, o deputado Zé Carlos.

Fonte: Assessoria deputado Zé Carlos