Estatal paranaense tem a Gaspetro, empresa que tem acordo de venda entre a Petrobras e Compass, como sócia na distribuidora estadual de gás

A Copel recebeu no dia 29 de julho carta referente a oportunidade de exercício do direito de preferência na aquisição da totalidade das ações de emissão da Compagas e que é de titularidade da Gaspetro, conforme previsto no Acordo de Acionistas. A distribuidora estadual tem como acionistas a Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5%, e a Mitsui Gás e Energia com 24,5%.

A comunicação de exercer o direito de preferência decorre da celebração do Contrato de Compra e Venda de Ações firmado entre a Petrobras e a Compass Gás e Energia que se comprometeu a alienar 51% do capital da Gaspetro.

De acordo com comunicado, a Copel avaliará a oportunidade dentro do prazo estabelecido de 30 dias para manifestação, considerando, entre outros, a precificação do ativo, e seu objetivo estratégico de manter o foco no seu core business, o que pode envolver o desinvestimento na Compagas, conforme já manifestado em outras oportunidades.

Inclusive, lembra que encontra-se em aberto a Consulta Pública para colher contribuições para o aperfeiçoamento do Plano Estadual do Gás e da proposta de prorrogação da concessão dos serviços de distribuição de gás canalizado no Estado do Paraná. Os documentos foram disponibilizados a todos os interessados no site www.planejamento.pr.gov.br, até 22 de agosto de 2021. E que ainda será realizada Audiência Pública para debater a proposta em data a ser definida.

Fonte: Agência Canal Energia