As negociações entre o SINDÁGUA, Senge e Saemg com a Copasa visando o Acordo Coletivo de Trabalho 2018 já têm nova reunião definida: será no dia 14 de junho, quando a comissão patronal deverá apresentar contraproposta para apreciação da categoria.

O SINDÁGUA convoca toda a Diretoria (Executiva e Plena) para participar da reunião com a Copasa, mantendo os trabalhadores mobilizados em torno da Campanha Salarial. Afinal, esta é a primeira negociação de acordo coletivo do SINDÁGUA após a “reforma trabalhista” golpista implementada pelo governo Temer. A categoria aguarda com ansiedade as respostas da empresa aos pontos de pauta para o ACT 2018.

Na reunião anterior entre as comissões de negociação foram lidas as pautas de reivindicações aprovadas nas assembleias do SINDÁGUA, Senge e Saemg e tiradas dúvidas sobre alguns pontos levantados pela representação patronal.

A direção do SINDÁGUA reafirma os pontos essenciais da categoria reforçados na reunião anterior, como o reajuste com ganho real, o fim da terceirização em atividades-fim, acertos pendentes do PCCS e contratação de pessoal para preencher vagas de trabalhadores desligados.

Além disso, denunciamos o crescimento assustador da terceirização na Copasa, que atinge atividades-fim, e exigimos que, nas terceirizações hoje existentes, seja adotado um termo de compromisso para garantir aos trabalhadores terceirizados direitos que temos na empresa, como saúde e segurança, e rigor na fiscalização do trabalho prestado pelas empresas terceirizadas, que continuam explorando a mão de obra sem oferecer a menor condição de trabalho.

Na reunião, ressaltamos ainda nossa preocupação com a intenção da Copasa de credenciar mais uma PPP para trabalhar o sistema de esgotos da empresa e criticamos a enorme transferência de lucros da empresa para os acionistas, como dividendos.

Tão logo tenhamos a eventual proposta da Copasa para o ACT 2018 e os trabalhadores sejam devidamente informados sobre ela, a categoria será imediatamente convocada para assembleia em todo o Estado.

Fonte: Ascom Sindágua-MG