Coordenação Executiva

marcos helano fernandes Coordenação Colegiada

Marcos Helano Fernandes Montenegro

Coordenador-Geral

Engenheiro Civil e Mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da USP. Atualmente, é Regulador de Serviços Públicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal – Adasa DF e diretor nacional da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. Integrou a equipe que instalou o Ministério das Cidades como Diretor da Secretaria Nacional de Saneamento. Foi presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB. Foi presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE e da ABES/DF.

Rafael Kopschitz Xavier Bastos

Coordenador de Relações Institucionais

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Engenharia de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Fundação Oswaldo Cruz. Doutorado e pós-doutorado em Engenharia de Saúde Pública na University of Leeds – UK. Professor Titular e pesquisador do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFV. É Assessor / consultor ad hoc do Ministério da Saúde, da Organização Panamericana da Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Foi Diretor da Divisão de Água Potável da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. Foi membro do Conselheiro Diretor Nacional da ASSEMAE e vereador em Viçosa-MG.

clovis francisco do nascimento filho Coordenação Colegiada Ondas Brasil

Clóvis Francisco do Nascimento Filho

Coordenador Administrativo e Financeiro

Engenheiro civil e sanitarista, pós-graduado em Políticas Públicas e Governo; engenheiro de carreira da Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE/RJ, com 46 anos de atuação, onde exerceu o cargo de Diretor Administrativo, dentre vários outros; foi Subsecretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos do Rio de Janeiro e Diretor Nacional de Água e Esgotos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; por dois mandatos, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES); atualmente é secretário-geral da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros-Fisenge; vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro-Senge/RJ; e integrante da coordenação do movimento SOS Brasil Soberano.

Edmilson Barbosa

Coordenador de Comunicação

Desenvolvedor de Sistemas, Secretário de Comunicação da CUT/Bahia e diretor de Relações e Políticas Sindicais do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia. Também integra o corpo diretivo do Observatório do Saneamento Básico da Bahia.

Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto

Coordenadora de Projetos

Geógrafa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro; doutora em Urbanismo pelo Institut D’Urbanisme de Paris-Université de Paris XII (Paris-Val-de-Marne);pós-doutoramento no LATTS – Laboratoire Techniques Territoires et Sociétés da École de Ponts Paristech; Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do PROURB-Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1997, pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles, Pesquisadora 1B do CNPq, Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

Alexandre da Silva Faustino

Coordenador de Assuntos da Juventude

Doutorando em Estudos Globais, Urbanos e Sociais no Centre for Urban Research da RMIT University, Austrália, desde 2019, no grupo de pesquisa Critical Urban Governance. Compõe a rede de pesquisa InfUr (Informal Urbanism) da Melbourne University, e é colaborador no grupo de pesquisa e extensão Periférico da Universidade de Brasília. Bacharel em Gestão e Análise Ambiental e mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos; mestrado em Planejamento Urbano e Territorial pela Universidad Politécnica de Madrid, Espanha. Atuação acadêmico-ativista em temas como governança de águas urbanas, ecologia política, cartografias colaborativas e empoderamento de comunidades periféricas.

Gherly Andrey Ranzan

Coordenador de Relações Sindicais

Trabalhador da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN –  há mais de 15 anos, trabalhou no tratamento e manutenção de sistemas de abastecimento de água; estudante de Gestão Pública; e Secretário de Formação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de Santa Catarina – SINTAEMA-SC.

leo heller Conselho Ondas Brasil

Léo Heller

Coordenador de Cooperação Internacional

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977); mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995); realizou pós-doutorado na University of Oxford, no período 2005-2006; foi Professor Titular do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais, no qual atua como professor voluntário; é pesquisador do Centro de Pesquisa René Rachou, Fiocruz, desde 2014; na UFMG, dentre outras funções administrativas, foi chefe de Departamento (1995), Pró-Reitor adjunto de Pós-Graduação (1995-98); Diretor da Escola de Engenharia (1998-2002) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos (2006-2008); foi editor nacional da Revista Engenharia Sanitária e Ambiental (1992-2011; foi Relator Especial dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário, das Nações Unidas, de 2014 a 2020; tem experiência na área de saneamento básico, atuando principalmente nos temas dos direitos humanos, da saúde ambiental e das políticas públicas.

Amael Notini Moreira Bahia

Coordenador de Assuntos Jurídicos

Advogado. Mestrando em Direito Internacional Público pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com intercâmbio acadêmico da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França) e na Fudan University (China). Foi Consultor em Direito Ambiental Internacional e Comparado na Almeida Dohrn Consulting.

Conselho Fiscal – Membros Titulares

Andrea Matos dos Santos - Conselho Fiscal Ondas Brasil

Andrea Matos

Química com mestrado em Ciência de Alimentos pela UFRU – Universidade Federal do Rio de Janeiro; atuou como Analista na Embrapa Solos; Presidenta do Sinpaf Solos, de 2015 a 2018; coordenou atividades com o tema água, tendo participado do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018; e, atualmente, trabalha na pesquisa de biocatalisadores no Instituto de Tecnologia, no Rio de Janeiro.

joao marcos paes de almeida Conselho Fiscal Ondas Brasil

João Marcos Paes de Almeida

Engenheiro Civil; 25 anos na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB; integrou a equipe da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades; Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/DF.
(COORDENADOR DO CONSELHO FISCAL)

jose antonio faggian Conselho Fiscal Ondas Brasil

José Antonio Faggian

Funcionário da SABESP, desde 1998; Biólogo; Pós Graduado no Curso Economia do Trabalho e Sindicalismo na Unicamp; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio ambiente do Estado de São Paulo – Sintaema; Tesoureiro da Federação Nacional dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente – Fenatema, dirigente da dirigente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB / SP.

Conselho Fiscal – Membros Suplentes

Ary Girota Ondas Brasil Conselho Fiscal Ondas Brasil

Ary Girota

Trabalhador da Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE/RJ; pedagogo formado pela Universidade Federal Fluminense; pós-graduando em Gestão e Tecnologias do Saneamento – ENSP/Fiocruz; integrante do Movimento Água Sim, Lucro Não; representante sindical do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação Distribuição de Água e Tratamento de Esgoto de Niterói e Região – STIPDAENIT/Cedae; integrante do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais RJ – Muspe, integrante do Núcleo Independente de Estudos do Serviço Público Estadual – RJ – Niesp.

maria jose salles - Conselho Fiscal Ondas Brasil

Maria José Salles

Mestre em saneamento Ambiental e Doutora em saúde pública; membro da coordenação do curso de especialização em gestão e tecnologias do saneamento; representante da Fisenge na Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental – FNSA; integrante do Conselho Fiscal do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro-Senge/RJ; integrante do comitê pro-equidade de gênero e raça da Fiocruz.
(COORDENADORA ADJUNTA DO CONSELHO FISCAL)

juliano pamplona ximenes ponte Conselho Fiscal Ondas Brasil

Juliano Pamplona Ximenes Ponte

Arquiteto e urbanista pela UFPA, doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR – UFRJ; professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA, em Belém – PA; conselheiro federal pelo Estado do Pará junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU – BR, gestão 2018/2020); pesquisador do Observatório das Metrópoles.

Conselho de Orientação

abelardo oliveira - Conselho Ondas Brasil

Abelardo Oliveira Filho

Segmento: Associados

Engenheiro Civil pela Escola Polítécnica da UFBa; empregado da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa; é Conselheiro do Conselho de Administração da Embasa, eleito pelos(as) empregados(as); professor do Curso de Pós-graduação em Direito Administrativo Municipal da Universidade Católica de Salvador (UCSal); foi diretor no Brasil e membro da Executiva Mundial da Internacional de Serviços Públicos (ISP); foi Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Embasa e Presidente da Embasa.

Amauri Polachi Conselho Ondas Brasil

Amauri Pollachi

Segmento: Associados

Graduado em Engenharia Mecânica e em História pela Universidade de São Paulo; é mestrando em Planejamento e Gestão de Território na Universidade Federal do ABC; tem experiencia em Saneamento, recursos Hídricos e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão e Planejamento; atuou por 31 anos na Sabesp e na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; foi presidente e atualmente é diretor da Associação de Profissionais Universitários da Sabesp – APU; é Vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
(COORDENADOR AJDUNTO DO CONSELHO DE ORIENTAÇÃO)

Renata de Faria Rocha Furigo

Segmento: Associados

Doutora em Urbanismo pela PUC Campinas, Mestre em Saúde Pública pela USP e Engenheira Civil graduada pela UNESP. Tem experiência de mais de 20 anos em Habitação Social, Saneamento e Obras Públicas. Trabalhou em mapeamento de riscos e obras de urbanização de favelas na Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas. Funcionária de carreira do SAAE Mogi Mirim há mais de 10 anos, atualmente é coordenadora técnica da Secretaria de Planejamento Urbano da Prefeitura de Mogi Mirim/SP e membro da Câmara Técnica de Planejamento e Gestão do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu – CBH Mogi. É coordenadora e docente do curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas Maria Imaculada, em Mogi Guaçu, SP.
(COORDENADORA DO CONSELHO DE ORIENTAÇÃO)

Washington Fraga Conselho de Orientação Ondas Brasil

Washington Fraga

Segmento: Associados

Técnico em contabilidade; Diretor Administrativo do Sindicato dos Urbanitários de Goiás – STIUEG; Coordenador Estadual do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese; Presidente do PSOL de Goiás; Coordenador do Conselho Municipal de Políticas Urbanas – COMPUR do Município de Goiânia é ativista dos movimentos de meio ambiente e moradia.

aercio de oliveira Conselho Ondas Brasil

Aércio de Oliveira

Segmento: entidades sindicais, movimentos populares, sociais e ambientais

Assessor da FASE Nacional e coordenador da FASE-RJ, com atuação em temas relacionados à democratização do acesso a bens e serviços urbanos, à justiça ambiental e aos Comuns; possui bacharelado e licenciatura em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia/UERJ, na linha Teoria do Conhecimento/Filosofia das Ciências.

antonia ivoneide Conselho Ondas Brasil

Antonia Ivoneide (Neném)

Segmento: entidades sindicais, movimentos populares, sociais e ambientais

Dirigente Nacional do MST, do Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente.

Bartiria Perpetua Conselho Ondas Brasil

Bartíria Perpétua

Segmento: entidades sindicais, movimentos populares, sociais e ambientais

Auxiliar de Enfermagem pela Cruz Vermelha; diretora Relação Internacional da Conam; presidente da CONAM período 2008 a 2017; Coordenadora do Comité Político de Saneamento da Baixada Fluminense período 1995 a 2000; coordenadora Frente Nacional do Saneamento Ambiental período 2008 a 2010; membro da Coordenação da Frente Nacional do Saneamento Ambiental; do Fórum Nacional da Reforma Urbana; do Fórum Social Mundial no Brasil e da Aliança Internacional dos Habitantes; Conselheira do conselho consultivo da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Eduardo Cardoso -Conselho Ondas Brasil

Eduardo Cardoso

Segmento: entidades sindicais, movimentos populares, sociais e ambientais

Educador popular e ambiental. Graduado em Ciências Biológicas – licenciatura e bacharelado pela Universidade Metodista; coordenador nacional da Central de Movimentos Populares – CMP e do Movimento Sem Terra de Luta – MSTL; atua como coordenador pedagógico em projeto educativo de convivência comunitária no Projeto do Minha Casa Minha Vida; adota a metodologia freiriana e os princípios do Bem Viver e do Reiki, sabedorias milenares dos povos, na busca da vida em comunidade sempre se colocando no lugar do “outro”; atuou na empresa de Saneamento básico de Diadema – Saned no ano de 2008; foi conselheiro Nacional das Cidades nas Gestões de 2003 a 2007 e de 2010 a 2015, sempre atuando na Câmara Técnica de Saneamento Ambiental.

Cristina Brandao Conselho Ondas Brasil

Cristina Brandão

Segmento: instituições públicas de ensino e pesquisa

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1978); mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (1984) e doutorado em Engenharia Ambiental pelo Imperial College Of Science Technology And Medicine (1990); atualmente é professora associada do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, coordenadora e responsável pela implantação do curso de Engenharia Ambiental da UnB; atua no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UnB; tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase no tratamento de água para consumo humano.

Luciana Ferrara Conselho de Orientação - Ondas Brasil

Luciana Ferrara

Segmento: instituições públicas de ensino e pesquisa

Professora da Universidade Federal do ABC vinculada ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) e à Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território; Arquiteta e Urbanista pela Universidade de São Paulo e Doutora pela mesma instituição; realizou estágio de pesquisa doutoral na Université du Québec à Montréal, Canadá (2010-2011); foi pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP; tem experiência como consultora independente junto a governos municipais, instituições de pesquisa e organizações não governamentais; trabalhou como assistente técnica de promotoria no Ministério Público do Estado de São Paulo, na área de Habitação e Urbanismo (2013-2015).
Link para CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2935576787315800

Luiz Roberto Santos Moraes - Conselho de Orientação - Ondas Brasil

Luiz Roberto Santos Moraes

Segmento: instituições públicas de ensino e pesquisa

Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia – UFBA; Sanitarista pela Universidade de São Paulo – USP e de Segurança do Trabalho pela mesma universidade; MSc em Engenharia Sanitária (DUT/Holanda), PhD em Saúde Ambiental (UL/Inglaterra), fez estágios pós-doutoral na UM/PT, UB/ES e IPVC/PT; é Professor Titular em Saneamento (aposentado) e Participante Especial (voluntário) da Universidade Federal da Bahia; membro do Conselho Consultivo da ENSP/Fiocruz, Editor da Revista GESTA; um dos fundadores e conselheiro do Grupo Ambientalista da Bahia; foi Engenheiro da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa e Superintendente de Operações da Região Metropolita de Salvador; foi Vice-Presidente e Conselheiro da a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES/BA e Conselheiro Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – ASSEMAE.

Rayssa Saidel Cortez

Segmento: instituições públicas de ensino e pesquisa

Arquiteta e Urbanista (FAAC/UNESP), com experiência técnica em projetos arquitetônicos e de instalações hidráulicas ecológicas. Mestra e Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território (PPG-PGT/UFABC), realiza pesquisa em segurança hídrica e comunidades vulneráveis. Pesquisadora no Laboratório Justiça Territorial (labJUTA), no Grupo de Pesquisa em Ecologia Política, Planejamento e Território (eco:t) e no Projeto Temático FAPESP sobre “Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista face a variabilidade climática”. Atualmente, está como Diretora de Habitação no município de Taboão da Serra e segue voluntária no BR Cidades.

Secretário-Executivo

Edson Aparecido da Silva Secretário-Executivo Ondas Brasil

Edson Aparecido da Silva

Possui graduação em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP e mestrado em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC; especialização em meio ambiente e sociedade pela FESPSP; membro do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; Conselheiro do Conselho de Orientação de Saneamento da ARSESP; integrou a Coordenação Nacional do Fórum Alternativo Mundial da Água- FAMA; participou no ano de 2012, na cidade de Marselha/França, do “Fórum Alternativo Mundial de Água – FAME 2012”; participou como representante da Internacional de Serviços Públicos – ISP, da 16ª Conferência das Partes (COP-16) da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudança Climática (UNFCCC) em Cancun no México no ano de 2010 e foi membro, no ano de 2008 do grupo brasileiro que examinou a Participação do Setor Privado na Provisão dos Serviços de Abastecimento.