A capitalização da Eletrobrás, empresa responsável por controlar as principais hidrelétricas e bacias hidrográficas brasileiras, é tema de audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), marcada para a próxima terça-feira (1). Foram convidados para o debate o presidente da empresa, Wilson Ferreira Júnior, o diretor-geral do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Amilcar Guerreiro, e um representante do Ministério das Minas e Energia (MME).

O presidente Jair Bolsonaro deve enviar ainda este ano ao Congresso um projeto de lei com regras para a capitalização da Eletrobrás. A intenção é arrecadar R$ 18 bilhões com a emissão de novas ações da companhia. Segundo o Palácio do Planalto, é preciso reorganizar o setor elétrico para que custos e riscos sejam mais eficientes e previsíveis. Mas o tema divide a opinião dos parlamentares.

Entre as propostas para modernizar essa área, está a expansão do sistema elétrico, a reavaliação dos preços, a racionalização de encargos e subsídios, a realocação de energia, a inserção de novas tecnologias e a possibilidade de livre contratação de energia elétrica por parte dos consumidores.

A audiência é interativa, ou seja, o público poderá participar enviando comentários e perguntas em tempo real pelo portal e-Cidadania. A audiência será transmitida a partir das 14h30 pelo canal da TV Senado no Youtube.

Fonte: Agência Senado