Após a divulgação da lista de inscritos selecionados para participar da audiência pública que discutirá a liminar que proíbe as privatizações sem autorização legislativa, o Supremo Tribunal Federal (STF) informou as regras e cronograma do evento, que acontece no próximo dia 28 de setembro no Anexo II-B (sala da Primeira Turma), das 9h às 19h.

Todos os que foram considerados habilitados a participar da audiência devem enviar suas contribuições por escrito até o dia 18 de setembro pelo e-mail audienciapublica.mrl@stf.jus.br. Em separado deverão constar também o nome completo, RG, CPF e minicurrículo dos expositores. Se houver interesse na utilização de recursos audiovisuais, os arquivos a serem exibidos deverão ser encaminhados também até esta data.

As contribuições serão disponibilizadas nos autos, para evitar a repetição de argumentos. Compete aos habilitados a organização da manifestação oral, com a distribuição do tempo entre os expositores indicados, da forma mais conveniente, com a finalidade de imprimir coerência. Após as exposições, durante 20 minutos, os participantes poderão formular perguntas uns aos outros, por escrito e sob o crivo do relator, e no decorrer da audiência, os ministros que estiverem presentes poderão formular perguntas aos expositores.

Os inscritos devem comparecer com 30 minutos de antecedência do início de cada um dos blocos para o credenciamento. O primeiro bloco vai das 9h às horas às 12h10 e, o segundo, das 14h30 às 19h.

Confira, no anexo, o cronograma de exposições.

Histórico 

O ministro Ricardo Lewandowski é o relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Contraf-CUT e Fenae contra a lei 13.3013 (Estatuto das Estatais). Ele já havia emitido parecer em que reconhecia a urgência e relevância da ação, mas informava que a liminar solicitada não seria concedida sem que o assunto fosse levado ao Congresso Nacional, Advocacia-Geral da União e Procuradoria-Geral da República.

A Fenae e a Contraf-CUT integram o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, à frente de uma ampla ofensiva contra a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 555 que resultou no Estatuto das Estatais. As inciativas resultaram em avanços no texto da lei aprovada, mas ficaram pendentes questões que levaram à ADI. Entre elas, a restrição à participação dos trabalhadores nos conselhos das empresas e o chamado vício de origem no projeto que deu origem à lei 13.301, já que por seu teor deveria partir do Executivo e não do Legislativo, como ocorreu.

A audiência, lembra a coordenadora do comitê, Rita Serrano, é uma oportunidade de debate e esclarecimento à sociedade sobre o risco das privatizações das empresas brasileiras, com danos a seus empregados, à sociedade em geral e à soberania do País. A audiência pública deverá ser transmitida pela TV e rádio Justiça. Interessados em assistir pessoalmente devem entrar em contato pelo e-mail audienciapublica.mrl@stf.jus.br  (fonte: Comitê Empresas Públicas)

Veja o despacho do Ministro e a lista das entidades que irão participar da audiência: ADI5624AudinciaPblicaRelaoHabilitados

Urbanitários em luta: contra à privatização do setor elétrico e do saneamento.

ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!