Após uma abertura bastante negativa para o Ibovespa, o índice amenizou as perdas na sessão desta terça-feira (11) e ganhou força na reta final do pregão.

O destaque de alta passou a ser das ações da Eletrobras (ELET3, R$ 39,57, +6,54%; ELET6, R$ 39,82, +4,54%), com ganhos de mais de 6% para os ativos ON e de cerca de 4,5% para os PN. A estatal avança em meio a apostas relacionadas à privatização da elétrica estatal, com a apresentação de parecer pelo relator da Medida Provisória que abre espaço para a operação esperada para breve.

O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), relator da medida provisória (MP) de privatização da Eletrobras na Câmara, apresentou um relatório preliminar com suas propostas para o processo de desestatização. A expectativa é que o relatório possa começar a ser analisado na próxima semana, ainda segundo a assessoria de imprensa da liderança do DEM.

Além disso, de acordo com o Valor Econômico, em aceno a bancadas regionais no Congresso, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, defendeu  que o modelo de privatização da companhia garantirá bilhões em investimento na revitalização das bacias hidrográficas vinculadas às usinas do grupo na região Nordeste, em área de influência da Chesf, e no Estado de Minas Gerais, onde está a geração hidrelétrica de Furnas. No caso da região Norte, o ministro garantiu que boa parte da geração termelétrica na Amazônia será substituída por fontes renováveis.

Fonte: Lara Rizério – Infomoney