Na manhã da terça feira (05/06) o Sindaema esteve reunido com os trabalhadores da Tubomills nos canteiros de Cariacica e Vila Velha para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Na reunião os diretores falaram para os trabalhadores sobre o descaso da empresa em negociar o ACT e o PLR. A direção do sindicato apresentou um histórico das negociações e discutiu as estratégias de mobilização e enfrentamento para avançar no atendimento das reivindicações.

Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

O sindicato pontuou com os trabalhadores que o  acordo para definir como será a PLR vem se arrastando desde 2016, visto que a empresa não aceita a proposta do sindicato e nem apresenta contraproposta.

Depois de muita postergação por parte da empresa na terça feira,  dia 29/05, houve reunião de mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT) onde ficou definido que:  o valor da PLR será de até um salário base, será formada uma comissão paritária entre trabalhadores, sindicato e empresa. Também ficou estipulado o prazo de 15 dias úteis para protocolo de proposta de acordo no MPT.

Diante do fato o Sindaema irá encaminhar ofício a empresa apresentando o nome dos trabalhadores e do diretor do sindicato que farão parte da comissão  e uma proposta de metas para a PLR. O sindicato  também solicitará agendamento de reunião com urgência para o fechamento do acordo de PLR.

 

Acordo Coletivo

 

Mais uma vez a negociação com a empresa se arrasta. Este ano o Sindaema protocolou a pauta de reivindicações em fevereiro e desde então a empresa vem se mostrando pouco disposta  em negociar com o sindicato e os trabalhadores. Durante todo este período foram somente duas reuniões de negociação, sendo que a empresa chegou a apresentar uma proposta de reajuste pela inflação nos salários e tíquete alimentação, mas na última reunião a empresa voltou atrás e ofereceu uma proposta de reajuste de 1%.

O sindicato rejeitou a proposta na mesa e apresentou uma contraproposta que dentre outras coisas prevê a recomposição da inflação do período, na ordem de 2,07% no salário e de 5% no tíquete alimentação.

Diante da contraproposta a empresa ficou de enviar ofício com a resposta até o dia 28/05, porém até o fechamento da matéria a empresa ainda não havia respondido ao sindicato.

 

Diante do impasse  e do pouco interesse da empresa, o Sindaema publicou hoje no jornal A Tribunal edital de convocação de assembléia para o próximo dia 12/06, às 07:00h da manhã , no canteiro de Vila Velha e Cariacica. O edital prevê a apresentação da proposta da empresa e a deflagração de greve caso a empresa não atenda a contraproposta da categoria.

Diante do impasse e do desrespeito da empresa não sobra alternativa aos trabalhadores que a aprovação da greve. No dia 12/06 vamos reunir os trabalhadores e defender que a proposta de 1% de reajuste seja rejeitada e a greve aprovada. Não resta outro caminho para os trabalhadores e para o sindicato.

Fonte: Ascom  Sindaema