Pedro Damásio, presidente da FNU, homenageia trabalhadores(as) e dirigentes do Sindiágua-RS pelos 40 anos de lutas e conquistas!!!

FNU parabeniza o Sindiágua-RS pelos 40 anos de luta e compromisso com o direito à água e os trabalhadores!
Neste 1º de agosto de 2025, a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) celebra, junto com toda a categoria urbanitária gaúcha, os 40 anos de história do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul – Sindiágua-RS.

Fundado em 1985, o Sindiágua-RS construiu uma trajetória marcada pela defesa incansável dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e pela luta intransigente pela manutenção da Corsan pública e pela preservação da água como bem público, acessível a todos e todas.

Ao longo dessas quatro décadas, o Sindiágua-RS foi e continua sendo um verdadeiro pilar de resistência e organização da categoria, atuando em todas as frentes para garantir condições dignas de trabalho e impedir o avanço de projetos que tentam privatizar um patrimônio essencial para a vida e para a soberania do povo gaúcho.

Em tempos desafiadores, o sindicato se mantém firme, mobilizando, orientando e unindo trabalhadores e trabalhadoras na defesa da Corsan e do direito humano à água.

A luta do Sindiágua-RS é também a luta da FNU, pois sabemos que defender o direito à água é defender a democracia, a justiça social e o futuro do país.

A FNU expressa sua profunda gratidão e reconhecimento a todas e todos que fizeram e continuam fazendo parte dessa história de resistência e conquistas. O Sindiágua-RS chega aos 40 anos mais forte, experiente e determinado, abrindo um novo ciclo de lutas com a mesma coragem que o marcou desde sua fundação.

Parabéns, companheiras e companheiros do Sindiágua-RS!
Que sigamos juntos, fortalecendo a união da categoria e reafirmando, todos os dias, que a água é um direito e não uma mercadoria.

Federação Nacional dos Urbanitários – FNU
1º de agosto de 2025