O presidente do SINDISAN, Silvio Sá, e o secretário-geral do sindicato, Aécio Ferreira, acompanhados dos trabalhadores do Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE) de São Cristóvão, se reuniram com o prefeito do município, Júlio de Marcos Santana, para discutir a situação do SAAE e de seus trabalhadores. Também participou do diálogo o vereador do município, Marcus Lázaro, do PT.
Durante a reunião, o presidente Silvio Sá apresentou um relato detalhado sobre a situação dos SAAEs de Estância, Carmópolis e Capela após o processo de concessão do saneamento básico à iniciativa privada. Com base nessa experiência, ele solicitou ao prefeito Júlio informações sobre como ficaria a situação do SAAE de São Cristóvão.
O prefeito são-cristovense esclareceu que a situação do SAAE local é diferente dos demais municípios devido a uma ação que tramita na justiça. Ele destacou que o município não recebeu o valor da outorga e garantiu que qualquer decisão que venha a afetar os trabalhadores será comunicada com antecedência ao sindicato e aos trabalhadores.
Foi acordado que o SINDISAN encaminhará um ofício à prefeitura de São Cristóvão para solicitar esclarecimentos oficiais da situação do SAAE e de seus trabalhadores, para subsidiar a discussão sobre a situação do plano de cargos e salários da categoria e o reajuste salarial.
Fonte: Ascom SINDISAN