A desembargadora Wanda Lúcia Ramos homologou na tarde desta sexta-feira (30/5) acordo entre a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S/A e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de Goiás (Stiueg) no valor de R$ 6,2 milhões. A negociação beneficia 42 controladores do Centro de Operação da empresa que coordenam as equipes no trabalho emergencial em campo. O acordo foi firmado no último dia da 9ª Semana Nacional da Conciliação realizada em todo o país na Justiça do Trabalho.

A audiência foi realizada no Centro de Negociação Coletiva do TRT e contou com a presença do diretor sindical Raphael Rodrigues, do advogado do sindicato, Wiliam Fraga, da preposta da Equatorial, Graciele Oliveira, e do advogado da empresa, Rafael Caetano de Oliveira.

A Equatorial também se comprometeu a ajustar a readequação salarial e de cargo de trabalhadores que permanecem ativos, além de depositar os valores devidos de FGTS nas contas vinculadas dos beneficiários.

A desembargadora Wanda Lúcia Ramos destacou a importância da conciliação como ferramenta para resolver conflitos de forma célere e pacífica. “Este acordo beneficia não apenas as partes diretamente envolvidas, mas também as famílias dos trabalhadores e fortalece as boas práticas das empresas. É um exemplo de que a conciliação é um processo de ganha-ganha-ganha: ganha uma parte, ganha a outra, e ganha o entorno”, ressaltou a magistrada.

Ela parabenizou os advogados pela capacidade técnica, boa vontade e espírito conciliatório durante as negociações e destacou o protagonismo das partes na negociação. “Agradeço que tenham trazido à homologação ainda na Semana Nacional da Conciliação, prestigiando o Cejusc JT-2 e todo o Tribunal. Este acordo é fruto do trabalho de vocês num processo de muita responsabilidade porque envolve muitas partes e um valor expressivo”, concluiu a magistrada.

Segundo Raphael Rodrigues, diretor sindical, o trabalho do sindicato foi levar a proposta a todos os 42 trabalhadores que tiveram participação ativa no acordo. “Conseguimos garantir não só o pagamento das diferenças salariais, mas também a segurança jurídica de que esses direitos serão respeitados daqui pra frente”, afirmou.

O advogado do sindicato, Wilian Fraga, reforçou o papel essencial da negociação e também destacou a boa vontade das partes durante as tratativas. “É um passo importante na valorização das relações de trabalho”, disse.

Já o advogado da Equatorial, Rafael Oliveira, frisou a importância de resolver o litígio de maneira consensual. “Com esse e outros acordos celebrados, a Equatorial reforça seu compromisso com as partes e com o Poder Judiciário, entendendo que a conciliação é mais um caminho para a solução dos litígios”, destacou.

A celebração do acordo durante a Semana Nacional da Conciliação, que tem como lema “Menos conflitos, mais futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações”, foi enaltecida como exemplo de que o diálogo e a boa-fé podem superar impasses e construir soluções para todos os envolvidos.

Leia mais em https://www.trt18.jus.br/portal/equatorial-e-sindicato-dos-urbanitarios-fecham-semana-nacional-da-conciliacao-em-goias-com-acordo-de-r-62-milhoes/

Fonte: Ascom STIUEG