A Light completa hoje 120 anos de fundação, e essa data é carregada de um simbolismo imensurável, pois poucas empresas no país têm uma história tão rica, que começou ainda com os serviços de bondes, passando para a distribuição de energia para as famílias e o setor produtivo do Rio de Janeiro. Essa dimensão é ainda maior para seus trabalhadores e trabalhadoras, pois o sentimento de ser Lightiano começa antes mesmo de receber o crachá, quando substitui o nome de Av. Marechal Floriano, por simplesmente por Rua Larga.
A cada geração de lighteanos, que carrega esse “DNA”, se mantém inalterada. Esse orgulho vem se renovando nestes 120 anos, mesmo em tempos difíceis. Portanto, esta data emblemática deve ser comemorada, principalmente por aqueles que nos últimos anos honraram esse “DNA” recuperando a Empresa.
Os 120 anos coincidem com a campanha salarial, e os trabalhadores e trabalhadoras da Light têm a expectativa de que esse compromisso histórico, demonstrado pela recuperação econômica e técnica da empresa, seja reconhecido nas negociações do seu ACT.
O SINTERGIA-RJ entende que a comemoração dos 120 anos da Light é uma grande oportunidade para a direção da empresa reafirmar o seu compromisso de valorizar o seu maior ativo: os seus trabalhadores.
CATEGORIA REJEITA EM ASSEMBLEIA À PROPOSTA DA EMPRESA
Em assembleia realizada na quinta-feira, dia 29 de maio, a categoria rejeitou a proposta apresentada pela empresa, por considerar que a mesma continua longe das reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da Light.
O entendimento do sindicato e dos trabalhadores e das trabalhadoras, é que a Light tem apresentado excelentes resultados econômicos, oferecendo desta forma as condições necessárias para haver uma melhoria nas cláusulas econômicas.
A assembleia aprovou também intensificar a mobilização na base da categoria, com a intensificação dos atos e visitações nas bases. A mobilização da categoria é que vai determinar os rumos desse ACT. Portanto, é fundamental a participação de cada companheiro e companheira nas assembleias e nas mobilizações convocadas pelo SINTERGIA-RJ. Só a luta conquista!
Fonte: Ascom Sintergia-RJ