Foi realizada na terça-feira, dia 20 de maio, a terceira rodada de negociação do ACT entre o SINTERGIA-RJ e a Direção da Light para tratar das cláusulas econômicas. Na reunião, o sindicato reafirmou aos prepostos da empresa que há plenas condições para se atender à pauta de reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras. Portanto, a proposta apresentada ontem, na mesa de negociação pela Light (VEJA O QUADRO ABAIXO), de reposição abaixo da inflação conforme os índices do IPCA, e de se negar a concessão de um abono, é muito ruim e aquém do que está sendo pleiteado pela categoria.

A direção do Sindicato deixou claro para a empresa que é preciso se criar condições para se buscar uma negociação objetiva, que reconheça o esforço dos trabalhadores e trabalhadoras da Light na recuperação da empresa. Pois é inegável que existe uma situação mais favorável do ponto de vista econômico para a empresa. E os trabalhadores e as trabalhadoras têm relação direta com esse momento favorável.

É fato que a Light hoje pode comemorar em clima de festa os seus 120 anos, vislumbrando já a Renovação da sua Concessão, mas não perdendo de perspectiva que essas conquistas são fruto do empenho e do trabalho dos seus funcionários no dia a dia. Ou seja, o bolo dessa comemoração também precisa ser repartido com todos e todas que ajudaram a Light a ser uma empresa respeitada pela sociedade.

O SINTERGIA-RJ já começou a fazer visitas aos setores, buscando dialogar com os trabalhadores e as trabalhadoras, relatando como vêm transcorrendo as negociações com a empresa. Para o Sindicato, um Acordo digno e justo passa pelo compromisso da Light com o seu principal patrimônio: os trabalhadores e trabalhadoras. Vamos à luta!

Fonte: Ascom Sintergia-RJ