O Sinergia-ES, Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Energia, completou 80 anos de uma sólida história no dia 27 de janeiro. São oito décadas atuando nas lutas diárias contra a injustiça, a desigualdade e em busca de uma vida digna para os/as eletricitários/as, profissionais essenciais para o desenvolvimento da sociedade e crescimento econômico do País.

O Sindicato nasceu na Era Vargas e logo se tornou referência nas lutas locais e nacionais de sua categoria. Sobreviveu aos anos de ditadura, combateu o nefasto neoliberalismo dos anos 90, quando teve um de seus maiores embates, lutando contra a privatização da Escelsa.

A partir dos anos 2000, o Sinergia-ES, assim como o sindicalismo, passou por mudanças em suas práticas e forma de organização, conforme o mundo do trabalho se transformava. Além da EDP, de Furnas e da Empresa Luz e Força Santa Maria, o Sindicato passou representar e lutar em defesa dos trabalhadores das empresas prestadoras de serviços. Nas últimas duas décadas, o Sinergia-ES se fortaleceu.

Mesmo com a reforma trabalhista, o Sindicato se reinventou e aumentou o número de sindicalizados por meio da conscientização da categoria. Neste tempo, as negociações coletivas tiveram avanços e novas conquistas, e o Sinergia-ES se fez presente para além das lutas de sua categoria, participando de importantes entidades como Dieese, Federação e Confederação dos Urbanitários, CUT, Conselhos Municipal e Estadual do Trabalho, Saúde e Direitos Humanos.

O Sinergia-ES também atua pela geração de emprego e renda com a oferta de cursos de eletricidade básica, eletricista predial, NR10, NR35 e padronista para a comunidade, ajudando trabalhadores a se inserirem no mercado de trabalho.

Neste ano, que marca o início de mais uma década a ser construída pelo Sinergia-ES, os/as eletricitários/as podem contar com muito trabalho de sua diretoria, ainda mais unidade com sua categoria, comprometimento nas negociações coletivas e nas lutas diárias que garantam direitos, a busca de uma sociedade mais justa e uma vida melhor para a classe trabalhadora.

Fonte: Ascom Sinergia-ES