Em contato com o Sindicato, a direção da Equatorial Celpa informou que vai liberar o valor da PLR 2023 nesta quinta-feira, 28.
A antecipação da PLR atende reivindicação dos/das trabalhadores/as, que via Sindicato solicitaram o pagamento.
No dia 1º de março, o Sindicato dos Urbanitários do Pará enviou o Ofício 0474/2024 ao diretor-presidente da Equatorial Celpa solicitando o pagamento da PLR 2023 para até a data de 28 de março.
Nosso pedido de antecipação do pagamento da PLR 2023 para até o dia 28/3 se deveu ao fato de a empresa ter dito que divulgaria seu balanço financeiro no dia 20 de março, mas depois foi adiado para o dia 25.
Ou seja, sabíamos que a empresa tinha como atender a proposta dos trabalhadores e das trabalhadoras e liberar a PLR 2023 até a data de 28/3, mesmo tendo o prazo até 10/5.
Mediante a publicação do balanço financeiro da empresa, não havia motivo para empurrar o pagamento da PLR 2023 para outra data.
Desta forma, nos antecipamos e solicitamos o pagamento para o dia 28 de março.
Um pouco da história
Historicamente, a liberação da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) ocorria no prazo limite de 31 de março, data fruto de acordo, instituída no Programa de PLR (PPLR), firmado entre Sindicato e empresa.
Em 2020, devido à pandemia, ano em que houve atraso na publicação do balanço anual da empresa, a liberação da PLR 2019, descumprindo o acordo coletivo, foi feita somente em 30 de abril de 2020.
Em 2021, a empresa atrasou novamente o pagamento da PLR 2020, liberando a parcela somente no final de abril. Naquele ano, por proposta da empresa, aprovada em assembleias pelos trabalhadores/as, houve mudança no calendário, oficializando no PPLR o pagamento em até 10 de maio do ano seguinte.
O Sindicato fez e sempre fará a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores/as e sempre levou em conta as possibilidades da empresa, por isso estava ciente que a Equatorial Celpa tem absoluta condição de honrar o pagamento da PLR, inclusive em março.

Fonte: Ascom Stiupa