O SINDIÁGUA/RS participou do Seminário de Saneamento e Meio Ambiente, realizado em Vitória, Espírito Santo, nos dias 13 e 14 de março. Organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação de Água do Estado do Espírito Santo (SANDAEMA), o evento teve como tema central “Água em Disputa – Rede de Saberes em Defesa do Meio Ambiente.”

Dirigentes sindicais, representantes de entidades do Coletivo Nacional de Saneamento (CNS), profissionais do setor, estudantes, jornalistas, ambientalistas e líderes de movimentos sociais e políticos estiveram presentes no seminário. O encontro foi inaugurado com uma palestra do ativista boliviano Oscar Oliveira, reconhecido por sua luta contra a privatização dos serviços de saneamento na América Latina, que abordou “A Resistência Popular em Defesa da Água”. Também contribuíram com o evento o ativista ambiental Winnie Overbeek, do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais, e Dalila Calisto, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

O presidente do SINDIÁGUA/RS, Arilson Wünsch, ressaltou a importância da mobilização nacional dos sindicatos de saneamento diante do avanço contínuo da privatização. “Após a promulgação da Lei 14.026 pelo governo Bolsonaro, a resistência se tornou ainda mais desafiadora. No entanto, é essencial que permaneçamos unidos e mobilizados. Com os avanços da privatização, também precisamos consolidar uma pauta única corporativa em nível nacional, enquanto as especificidades de cada categoria devem ser resolvidas em cada estado”, enfatizou. Ele também alertou sobre o aparelhamento dos governos sobre os órgãos de controle, destacando que embora a situação seja difícil, desistir não é uma opção. “É inspirador ouvir Oscar Oliveira, pois nos encoraja a enfrentar os desafios decorrentes desse desastre das privatizações.” Conclui.

O Secretário-Geral do SINDIÁGUA/RS, Vinicius Giordani, também marcou presença no evento, fortalecendo o engajamento da entidade na defesa do saneamento público e da preservação ambiental.

Fonte: Ascom Sindiágua-RS