Desde o começo do processo de privatização da DESO realizado pelo governo Mittidieri, o SINDISAN vem trabalhando diuturnamente contra a privatização da empresa e pelos interesses dos trabalhadores em várias frentes: mobilização da categoria; reuniões com prefeitos e vereadores municipais alertando sobre os riscos da privatização do saneamento e levando informações; participação em tribunas livres nas câmaras municipais de vereadores; participação em audiências públicas, entre outras ações.

O Companheiro Silvo Sá também vem ocupando espaços na imprensa, e já concedeu mais de 70 entrevistas em rádios e também na TV.

O sindicato realizou uma forte campanha publicitária contra a privatização, bem como tem dado entrada em ações judiciais contra a audiência pública de fachada realizada pelo governo, e contra o Projeto de Lei Complementar que cria a Microrregião de Saneamento Básico, porém, elas foram indeferidas pelo judiciário.

A direção do SINDISAN tem encaminhado ofícios às entidades da sociedade civil, solicitando apoio contra o processo de privatização do saneamento em Sergipe.

Também é importante destacar a construção e participação de eventos como o Dia de Luta em Defesa da DESO, realizado na Câmara de Vereadores de Aracaju, a IV Caminhada da Água e o bloco Siri na Lata.

Outras ações do sindicato foram a elaboração da Carta Aberta contra a Privatização da Água, com apoio dos partidos políticos e sociedade Civil; entrada com Mandato de Segurança no judiciário pedindo a suspensão do Edital sobre a Consulta Pública da concessão dos serviços da DESO, através Observatório dos Direitos a Água a ao Saneamento (ONDAS) e com apoio do SINDISAN, mas que foi indeferido pelo judiciário; além de reuniões nas câmaras municipais onde existem SAAEs debatendo a questão da extinção dessas autarquias.

Fonte: Ascom SINDISAN